4 dicas para aprimorar o seu marketing pessoal

de Redação em 12 de setembro de 2017

Especialistas da Fundação Estudar dão 4 dicas para que você saiba se vender em situações como processos seletivos de trainee, estágio e em entrevistas de emprego:

  1. O que falar – A primeira dica é autoconhecimento, olhar para dentro para se conhecer e saber o que é imprescindível de passar durante o discurso. O essencial para conseguir isso é olhar para a trajetória, ver os pontos mais marcantes que ela tem e quais são as conquistas. Uma dica é desenhar uma linha do tempo e colocar todos os principais pontos, especialmente o que envolve conquistas. Ao listá-las, é possível ter a visão do todo para focar em algumas, dependendo do objetivo, e enxergar o que elas têm em comum para descobrir pontos fortes.
  2. Como falar – É importante encontrar o equilíbrio na fala, para misturar o racional, mostrar resultados concretos e tocar a emoção da pessoa com quem você está falando e fazê-la prestar atenção em você. Isso é possível por meio de storytelling e três elementos são fundamentais:
    – Contextualizar a história que vai ser contada no ambiente em que está inserida, seja uma entrevista de emprego mais formal ou um café com algum amigo;
    – Pensar na questão da empatia por duas óticas. A primeira é como a história vai se conectar com quem está ouvindo e por qual motivo isso vai ser importante. A segunda é contar a história de modo que a pessoa consiga visualizar e sentir o que você sentiu quando aquela história aconteceu;
    – Trazer resultados e números concretos para ir além de uma boa história.
  3. Saber o que destacar na história – Todo mundo tem diversos pontos fortes e conquistas, mas se todos forem mencionados, o interlocutor não vai se lembrar. Construir uma marca pessoal é pensar em si como se fosse um produto e cada produto tem uma personalidade e características únicas. É importante se perguntar por que você quer ser lembrado, qual sua marca pessoal.
  4. Se preparar para responder perguntas – Em situações como processos seletivos, em que é necessário fazer um grande marketing pessoal e se vender, por exemplo, é importante entender que todos são similares e com perguntas mais ou menos parecidas. É necessário se preparar antes e fazer com que a história que você contou e a marca pessoal que construiu sejam coesas e de acordo com as respostas que está dando.

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