4 dicas para falar bem em público

0
467

Aquele que domina as técnicas de oratória em apresentações e reuniões de negócios se destaca perante seus colegas de equipe. “Falar bem em público é uma habilidade a ser desenvolvida e poucas pessoas nascem com esse dom. O mais importante é buscar aprender e, assim, cativar o público, seja ele seu chefe ou uma plateia de 200 pessoas”, revela Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. Confira algumas orientações do especialista:

1. Preparar-se bem – Quem não domina o assunto a ser apresentado terá receios de defendê-lo e perderá a credibilidade diante das pessoas. “Estudar com antecedência o conteúdo da apresentação, rever os argumentos dos pontos citados, buscar prever possíveis dúvidas e ter respostas na ponta da língua são atitudes que dão confiança ao orador e transmitem segurança aos expectadores”, indica Villela.

2. Conheça o público – Procure descobrir seu público. Saber qual é área de formação, a qual geração e gênero pertencem o ajudará adaptar a linguagem utilizada. Por exemplo, para um público universitário, ainda em fase de aprendizagem, é preciso explicar os termos técnicos. Já para profissionais da mesma área não existe essa necessidade. Adequar a linguagem torna o discurso mais assertivo e atrativo aos ouvintes.

3. Assuma o controle – Não tente eliminar seu medo, mas sim controlá-lo. O receio faz as pessoas ficarem mais preparadas para os imprevistos.

4. Valorize suas qualidades – Identifique as aptidões que possui, como carisma e simpatia, e as utilize ao seu favor para comunicar melhor. “Possuímos qualidades diferentes e nos tornamos interessantes por nossas particularidades. Descobrir seus pontos fortes e saber como usá-los em seu benefício é uma grande vantagem”, diz Villela.

[fbcomments]