5 Dicas de como a Copa do Mundo pode ajudar com o relacionamento entre colaboradores

0
457

Magdalena Brzakala, gerente de relações públicas da TeamViewer, líder em softwares de colaboração e compartilhamento online, lista cinco dicas de como tirar proveito da Copa para melhorar o relacionamento com os colaboradores, minimizar perdas de produtividade e garantir vantagens em longo prazo.

1. Definir uma política clara sobre as condições
É provável que, durante a Copa do Mundo, as empresas notem um aumento no absenteísmo de curto prazo ou pausas prolongadas para o almoço. É importante transformar as ausências não planejadas em ausências planejadas. Evite confusão entre os gestores e colaboradores durante o período ao definir uma política clara sobre a periodicidade, com detalhes sobre as condições para solicitar horas de folga e as consequências de uma falta sem autorização.

2. Ofereça home office
Não há nenhuma exigência legal que determine que empregadores devam liberar seus funcionários do trabalho para poderem assistir aos jogos, mas as empresas podem ser mais flexíveis em seus horários quando é viável. Há a possibilidade de chegar e sair mais cedo ou o contrário, ou ainda, cumprir a carga horária da semana em quatro dias.

#L# Outra possibilidade, que está ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros, é o home office. Especialmente para evitar perda de tempo em congestionamentos nas cidades-sede do Mundial, especialmente, em São Paulo, que será palco da abertura do evento.

O trabalho remoto é bom para os negócios, bom para os funcionários e bom para a cidade. A natureza do negócio é um fator a se levar em consideração antes de optar pelo home office, mas, se for o caso, escolha um software de acesso remoto apropriado, como o TeamViewer, que facilita o trabalho para sua empresa.

3. Use o Mundial para incentivar a união da equipe
Em vez de apenas lidar com o absentismo, as empresas podem criar um ambiente atraente no escritório, exibindo os jogos mais importantes em salas de conferência, por exemplo. Se não for atrapalhar, até rádio pode ser considerado. Os funcionários estarão distraídos de qualquer forma.
Além disso, as discussões em torno do futebol podem ser positivas para promover aproximação entre membros de diferentes equipes de trabalho que, normalmente não interagem uns com os outros no dia a dia. O esporte sempre estabelece uma conexão e, indiretamente, ajuda a promover um espírito de equipe.

4. Planeje adequadamente
Um benefício positivo da Copa do Mundo: dá à empresa a oportunidade de mostrar a sua equipe que ela a valoriza. Isso inclui, por exemplo, não planejar a reunião de um importante projeto para o horário de um jogo ou para a manhã do dia seguinte de um jogo importante na noite anterior. Em vez disso, as organizações devem conhecer a tabela de jogos e planejar os compromissos e reuniões adequadamente. Isso deve ajudar a equilibrar a necessidade de gerir o negócio com o desejo da equipe de acompanhar os jogos. E, é melhor dar uma licença ou tempo livre para assistir aos jogos, em vez de estar presente no trabalho, mas improdutivo.

5. Veja os benefícios de longo prazo
Produtividade é mais do que cumprir carga horária. Embora a produtividade possa cair durante a Copa do Mundo, em longo prazo, os benefícios de deixar os funcionários assistirem a alguns jogos superam as desvantagens do curto prazo. Na verdade, permitir que a equipe possa acompanhar o evento pode realmente melhorar o nível de satisfação com a empresa e isso pode ter efeitos mais positivos na produtividade. Esta flexibilidade pode ser de enorme vantagem para a empresa. Por exemplo, ter menos resistência da equipe quando, no futuro, for demandada a trabalhar horas extras em um projeto especial. Poder fazer seu próprio horário deixa funcionários mais satisfeitos e, assim, comprometidos e produtivos.

[fbcomments]