Carreira e Educação

5 dicas para quem vai ser entrevistado por videoconferência

O RH encontrou um caminho econômico e prático para entrevistar com a videoconferência

Da Redação
19 de Abril de 2018

Temos visto diversas transformações no mundo, nos hábitos, nos comportamentos, nos costumes e tudo devido à tecnologia, que inventa e reinventa trazendo, por meio do digital, economias de tempo e dinheiro.

Nos modelos de trabalho não é diferente. A tecnologia tem servido bem os profissionais de RH, que estão se adaptando e desenhando novas práticas de trabalho.

Uma das tarefas dos profissionais de RH é o recrutamento e seleção de trabalhadores para novas vagas. Há muito tempo – e ainda hoje existe – as entrevistas tomavam muito tempo dos recrutadores e eram exaustivos aos profissionais candidatos. Processos seletivos com muitas etapas, provas, dinâmicas etc., já não existem mais como antes e, agora, justamente com o apoio da tecnologia, o RH encontrou um caminho econômico e prático para entrevistar com a videoconferência.

Mas, não é que por estar longe que o profissional vai conseguir se sair melhor numa entrevista do que uma presencial. Pelo contrário, é neste formato que será exigido mais do candidato, principalmente na comunicação e na expressão. Portanto, separamos algumas dicas para quem um dia passar por uma entrevista em videoconferência:

Não atrase: assim como em entrevistas presenciais, atrasar não é nada legal. Seja pontual também nas entrevistas por videoconferência e, para isso, atente-se às próximas dicas.

Login profissional: esta dica pode não parecer tão importante, mas os mais críticos e analíticos recrutadores vão observar este detalhe. Escolha um login, do app de videoconferência que será utilizado, com um nome profissional.

Teste o computador e a internet: para evitar atrasos e até mesmo perder a entrevista por problemas no computador ou com a internet, teste tudo antes com bastante antecedência. Se possível, faça um teste com outra pessoa para checar conexão, vídeo e áudio. Geralmente, recrutadores utilizam o Skype para videoconferência, pois é simples de usar e muita gente possui um login.

Aparência e local: não acredite ser um fator menos importante a sua aparência e local desejado para a entrevista por vídeo. Esteja pronto como se a entrevista fosse frente a frente com um diretor da empresa. O local também é importante, portanto, evite locais em que no fundo do vídeo apareça desorganizado, mas que sejam ‘clean’ até porque organização é uma das qualidades observadas pelos recrutadores. Mais uma dica? Fundos com estantes de livros ou mesinha de escritórios são ideais. Procure também por lugares com silêncio. Imagine a entrevista ser interrompida por barulhos de furadeiras ou com músicas em alto volume do vizinho…

Desconecte-se de tudo; foco na entrevista: você, em entrevistas presenciais, não usa o celular, certo? Então, faça o mesmo quando for entrevistado por vídeo. Esqueça o celular e desconecte todos os aplicativos do computador que possam, em algum momento, interromper a entrevista, como redes sociais, alertas e páginas da internet abertas.

As dicas são só apenas alguns pontos mais importantes e, entre alguns deles, são muito comuns em entrevistas tradicionais, isto é, as presenciais. Então valorize o momento e passe a melhor impressão possível de você.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail