7 erros que empresários devem evitar ao montar o ambiente de trabalho

de Redação em 7 de agosto de 2017

Ambientes corporativos inteligentes vão além da beleza estética e buscam melhorar o bem estar, a qualidade de vida e a produtividade dos profissionais

Investir em ambientes estratégicos é melhorar diretamente o desempenho dos profissionais. Segundo a arquiteta especialista em ambiente de trabalho, Priscilla Bencke, antes de projetar um espaço é preciso encontrar os supostos ‘erros’ daquele ambiente. Para tanto, deve-se conhecer a cultura, a filosofia e os procedimentos da organização, como, por exemplo, o perfil dos colaboradores que trabalham naquele ambiente e assim propor um espaço ideal para o desenvolvimento das atividades humanas. Ou seja, uma solução personalizada para cada tipo de organização ou empresa. “Muitos espaços corporativos investem em propostas que não condizem com a empresa, o que acaba gerando um ambiente mal projetado para os que vão atuar diariamente naquele lugar”, comenta Priscilla.

Para melhorar a performance dos colaboradores e consequentemente a produtividade da empresa a especialista Priscilla Bencke aponta quais elementos possuem a necessidade de serem reformados no espaço de trabalho a fim de trazer mais qualidade de vida para os usuários do ambiente.

  1. Modismos: não adote o estilo Google para sua empresa se o perfil do ambiente corporativo não corresponder a esse método descontraído. “Só projete um espaço estilo Google se a cultura do escritório for coerente com a ideia”, indica a arquiteta.
  2. Cadeiras apenas com design: o maior erro de um escritório é escolher cadeiras apenas pelo modelo do design, esquecendo-se da parte ergonômica. “É importante que a cadeira tenha uma regulagem de assento e braço, além de o encosto para apoiar a lombar”, recomenda Priscilla.
  3. Paredes brancas ou cinzas: aposte nas cores de formas estratégicas. “Investir apenas no branco ou cinza para o espaço corporativo, faz o ambiente se tornar monótono”, declara a especialista.
  4. Escritórios tecnológicos, mas não humanos: invista em tecnologia, mas não perca a conexão com a natureza. Distribuir folhagens e plantas próximas aos locais de trabalho aumenta 6% da produtividade e estimula 15% da sensação de bem estar e criatividade. “Uma simples plantinha no escritório já é capaz de reconectar o profissional com a sua essência”, expõe Priscilla Bencke.
  5. Não tenha só mesas e cadeiras: crie também espaços mesmo que pequenos para estimular a descontração dos profissionais durante as pausas no horário de trabalho.
  6. Posições inadequadas do notebook: para quem trabalha diretamente com notebooks, o ideal é que tenham suportes, além de mouse e teclado externo.
  7. Ambientes corporativos que não cumprem as normas: é necessário cumprir as normas de ambiente que impactam na saúde e segurança do trabalhador, pois, isso evita causas trabalhistas. “Invista em projetos adequados de acordo com as normas vigentes”, conclui Priscilla.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail