Acessibilidade no DNA

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    Arelação próxima entre os profissionais, com o incentivo de trocas de ideias sem obstáculos hierárquicos, faz parte da cultura do Magazine Luiza. Essa característica é refletida fisicamente: nada de baias, divisórias ou salas fechadas. Diretores, estagiários, analistas e gerentes compartilham o mesmo espaço para incentivar um relacionamento próximo. “Desde nossa fundação, adotamos uma postura de transparência na comunicação e no relacionamento com os colaboradores. A total acessibilidade às lideranças em todos os níveis hierárquicos faz parte do nosso DNA”, ressalta a diretora de gestão de pessoas, Telma Rodrigues. “Criamos um ambiente de trabalho que estimula a criatividade e a busca por novas ideias o tempo todo”, completa.

    Para isso, há diversos canais de participação e comunicação, como o Conselho de Colaboradores, que reforça a descentralização de poder. Em todas as unidades da empresa, um grupo é eleito anualmente para participar das tomadas de decisão junto aos líderes. Faz parte de suas atribuições: ser responsável junto às lideranças nas decisões feitas sobre admissões e demissões de funcionários na loja; assegurar a justiça e o bem-estar de todos; solicitar trabalho de clima, quando necessário, tendo atitude preventiva; ser o porta-voz da equipe para os gerentes da loja, gerentes regionais e estaduais e equipe dos escritórios; coordenar a eleição do funcionário-destaque na sua unidade; e ajudar a garantir a satisfação dos clientes.

    Outro canal importante é o Rito de Comunhão, realizado semanalmente, às segundas-feiras, antes do início do expediente, simultaneamente em todas as lojas, escritórios e centros de distribuição. No encontro, do qual participam todas as lideranças – a presença dos demais colaboradores é facultativa -, as equipes compartilham ideias e práticas, analisam os resultados da semana anterior e as metas dos próximos dias, abordam as principais notícias da imprensa, além de celebrarem os aniversários e darem as boas-vindas a novos funcionários. “Trata-se de um momento de grande sinergia e alinhamento da equipe, com a renovação permanente dos vínculos e valores da companhia”, afirma.

    Além disso, para que as necessidades dos colaboradores sejam inseridas no planejamento estratégico, o Magazine Luiza realiza enquetes pedindo sugestões de melhorias. As respostas são tabuladas e utilizadas como referência para a elaboração do planejamento anual, feito também com base em pesquisas de clima. E não para por aí. Toda sexta-feira os profissionais de gestão de pessoas fazem uma conference call para trocar experiências e saber sobre as necessidades específicas de cada região. A própria presidente, Luiza Trajano, tem como hábito convidar alguns colaboradores que executam as políticas de atendimento e processos para conversar. “Como um dos diferenciais do Magazine Luiza é buscar a inovação, obter isso no dia a dia acaba por se tornar bastante desafiador, pois exige um empenho de todo o time. Sempre estimulamos a equipe para sair do quadrado, da caixa. Acredito que isso é válido para qualquer um que queira fazer a diferença e mostrar resultados”, ensina Telma.

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