Gestão

Ações de A a Z

Caroline Marino
8 de outubro de 2014
Carolina Genivesi / Crédito: Divulgação
Carolina Genivesi / Crédito: Divulgação

Toda segunda e quarta-feira, cerca de 20 profissionais da Acesso Digital saem juntos do escritório no fim do dia para caminhar ou correr no Parque do Povo, na capital paulista, próximo à sede da empresa. Dois professores de plantão orientam os trabalhos da turma. Este é um pequeno exemplo de como a empresa investe no bem-estar de seus colaboradores. Mas o programa da empresa destinado à saúde Ser Saudável não para por aí. Além das atividades, há orçamento para a inscrição de colaboradores em corridas de rua, ginástica laboral acesso à assessoria esportiva e nutricional e até massagem.

Na onda saudável da empresa, o cardápio de guloseimas recebeu o cartão vermelho. As comidas com alto teor de açúcar e gordura deram lugar às barras de cereal, iogurte desnatado, bolachas integrais, requeijão light entre outras opções mais saudáveis. O Ser Saudável ainda proporciona momentos de relaxamento e cuidado com o corpo. Duas vezes por semana, a empresa disponibiliza um profissional de saúde para fazer massagens (do tipo quick massage) e um profissional de educação física que ministra aulas de ginástica laboral.

A ação surgiu da necessidade dos funcionários da Acesso. Apesar de ser uma equipe majoritariamente jovem, eram sedentários e se alimentavam mal. Hoje, a empresa já colhe os resultados do programa, com funcionários mais saudáveis e com novos hábitos. Segundo Carolina Genovesi, responsável pela área de desenvolvimento de pessoas da Acesso Digital, a empresa se preocupada com o bem-estar, a felicidade e o desenvolvimento dos colaboradores. “Utilizamos um conceito de roda-da-vida e sempre estimulamos nos nossos colaboradores a busca do equilíbrio de todas as áreas de sua vida”, explica. Como incentivo, a empresa possui 24 programas que trabalham diferentes áreas, como lazer, atividade física, desenvolvimento intelectual, entre outros.

Michelle Lima, analista de marketing da empresa, aprova todas. “Temos de tudo um pouco aqui”, afirma. Entre as ações, ela destaca o Clube do Esmalte e o Ser Saudável. “Não precisamos sair da empresa para quase nada”, diz.

Experiências que contam
O que se percebe é que na Acesso Digital o papel vai muito além de apenas fornecer uma ocupação profissional. A empresa cuida da qualidade de vida e do bem-estar dos funcionários. O tema é tão relevante na companhia que, em 2013, ela decidiu criar uma nova área chamada “Área de Experiência”, responsável por cuidar dos Seres Acesso, como são chamados os colaboradores. O cargo oficial do responsável por essa área é o “guardião da felicidade”, já que a maior parte do seu trabalho é monitorar o clima da empresa e intervir em situações que estejam provocando desequilíbrio entre os colaboradores.

#Q#

“A Acesso Digital foi fundada com um propósito muito claro: ser uma empresa onde as pessoas pudessem ser felizes”, ressalta Carolina. Para a empresa, a felicidade dos colaboradores influencia diretamente no clima organizacional, no comprometimento e na entrega de resultados. “Nesse sentido, zelar pela felicidade das pessoas é um assunto bastante estratégico”, completa Carolina. Ela lembra que, a princípio, a empresa estruturou ações simples, como comemorações com o fechamento de contratos ou aniversários dos colaboradores, mas depois de dois anos, quando houve o crescimento da empresa, definiu-se que todos os anos seriam reinvestidos 2% do faturamento anual em programas de valorização dos funcionários. As ações sempre têm o objetivo de impactar e encantar os funcionários e todos os demais stakeholders: familiares dos colaboradores, fornecedores, clientes e admiradores.

A Área de Experiência, além de ser responsável por todos os programas de valor, promove ações pontuais que fazem a alegria dos profissionais. Certa vez, os Seres Acesso foram surpreendidos com a visita de um filhote de cachorro da raça golden retriever no escritório. No fim, o cão acabou recebendo uma casa, um colaborador resolveu adotá-lo.

Em destaque
Veja abaixo algumas ações que se destacam na empresa:

Acesso Cine
Trata-se de uma locadora dentro do escritório da Acesso Digital, na qual os colaboradores podem alugar filmes e games, sem custo algum. A locação é liberada de quarta até sexta-feira. Os filmes são atualizados mensalmente com indicações dos próprios funcionários, além do sorteio mensal de pares de ingressos para o cinema.

Clube do Esmalte
O clube foi criado para proporcionar a toda equipe feminina conforto e praticidade além incentivá-las a se cuidarem. Duas vezes por semana, uma manicure vai ao escritório para fazer a unha delas. Para as colaboradoras recém-chegadas à Acesso, é oferecido um kit personalizado, composto por alicate, toalha e empurrador de cutícula.

Ser aventureiro
Esse programa é para quem gosta de experiências radicais. Com edições bimestrais, os colaboradores são sorteados para fazer parte de uma aventura (rafting, passeio de balão, paraquedas, entre outros). O gestor do programa realiza toda a organização do evento que, normalmente, ocorre no período de trabalho.

Ser Zen
O programa proporciona um dia de relaxamento e fuga da rotina agitada de trabalho. Geralmente, o participante é indicado por sua equipe quando se nota que ele está muito “estressado”.

Ser Antenado
Essa ação promove idas a teatro, shows, museus entre outras atrações da capital paulista. Em cada edição, os profissionais são sorteados e ainda podem levar um acompanhante.

 

 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail