Ambientes que integram

    0
    515

    Integrar equipes é uma estratégia inerente ao atual mundo dos negócios. Não há crescimento sustentável com discursos diferentes na base. De olho nessa tendência, treinamentos, cursos e políticas corporativas focam esse conceito. Mas será que alguém já pensou que o design de ambientes de trabalho também pode ajudar a promover a integração de distintas áreas de uma empresa?

    Ao percorrer os corredores da sede da empresa farmacêutica Pfizer e da agência de publicidade Etco situadas na capital paulista, MELHOR conferiu espaços de integração e ambientes pertinentes ao modelo de negócios da empresa. Sim, o design de escritórios, hoje em dia, já é pensado nas características da companhia e nas necessidades para atingir as metas corporativas.

    Workplace Evolution
    No caso da Pfizer, o novo layout, inaugurado recentemente, é mais integrado, contemporâneo, flexível e também ergonômico. O projeto faz parte da iniciativa global Workplace Evolution, já implantada pela empresa em alguns escritórios pelo mundo. “A mudança busca incentivar um ambiente de trabalho mais dinâmico e que permita a realização de atividades com mais satisfação e criatividade”, afirma Cristiano Mantovani, gerente de facilities da Pfizer Brasil.

    A preocupação em proporcionar cada vez mais bem-estar aos funcionários também foi valorizado no novo design da sede da Pfizer. Foram criados espaços de convivência e até uma academia de ginástica pensando no bem- estar do colaborador.

    Saindo da Zona de Conforto
    A criatividade é a chama que mantém aceso qualquer negócio, principalmente empresas do segmento da comunicação. Não há como optar por fórmulas prontas nessa área, por isso a Etco criou o movimento da mobilidade. “Aqui, a mobilidade está presente em tudo. Além do ambiente físico, todos os projetos são resultantes desse modelo de trabalho e da constante provocação para sair da zona de conforto”, afirma Luciana Trajano, diretora executiva da Etco.

    Traduzindo isso para o dia a dia da agência, o funcionário não possui mais mesa cativa, ele conecta seu notebook na mesa que estiver vaga, ou se for um dos primeiros a chegar na empresa pode optar pelos espaços mais cobiçados. “A agência acredita que, num mundo em constante transformação, a mobilidade de pessoas, conteúdos e ambientes gera melhores resultados e trabalhos para o cliente”, diz Luciana.

    Resultados
    A julgar pela empolgação dos funcionários das empresas visitadas, as soluções de design foram assertivas. “O que realmente comprova a eficácia são os resultados dos trabalhos e projetos da agência. Um retorno positivo do cliente valorizando um resultado, fruto desta mobilidade, é nosso melhor indicador de sucesso”, indica Luciana, da Etco.


    Mudança da sede
    A mobilidade nasceu junto com a nova proposta de trabalho da Etco e a mudança da antiga sede da agência, de Ribeirão Preto para São Paulo em novembro de 2011. “Durante o período de mudança sabíamos que precisávamos nos reinventar ao chegar a São Paulo”, explica Luciana. Com isso nasceu um novo conceito, uma nova forma de trabalhar, uma identidade, uma nova Etco.


     

    Gustavo Morita

    Gustavo Morita

     

    SHARE
    Previous articleBom pacote em cinco passos
    Next articleInspirar o propósito
    Foi subeditora de "MELHOR - Gestão de Pessoas" e hoje é colaboradora. Sua última empreitada antes de escrever sobre gestão de pessoas foi na área de comunicação corporativa, o que lhe rende até hoje boas pautas e impressões sobre este universo.
    [fbcomments]