Carreira e Educação

Autoconhecimento: o princípio da liderança

Da Redação
6 de novembro de 2019

Por Adriana Oliveira, diretora de Recursos Humanos do Mercado Eletrônico

Créditos: Shutterstock

Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, realizada em 2018, com 1.200 empresários de todo Brasil, mostrou que para liderar uma equipe, o gestor precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo para o grupo. Portanto, uma das habilidades mais importantes para o profissional é o autoconhecimento. Ter consciência a respeito de si próprio contribui para uma gestão mais assertiva, um time mais motivado e, consequentemente, melhores resultados para a organização. 

Conseguir ter essa compreensão de si, porém, não é fácil. Além dos pontos fortes, o gestor também precisa ter consciência de suas fraquezas. Ser capaz de avaliar esse conjunto completo de atitudes facilitará o desenvolvimento profissional e aumentará a probabilidade de sucesso nas tomadas de decisões, planejamentos estratégicos e gestão de conflitos. 

Neste artigo, proponho uma reflexão sobre a importância do autoconhecimento na liderança e na gestão de pessoas, além de dar algumas dicas que podem ajudar a impulsionar a sua carreira e desenvolver o autoconhecimento.  

Não tenha medo de pedir ajuda
Uma das maneiras mais efetivas para evoluir profissionalmente é perguntar às pessoas da sua equipe ou a colegas de trabalho o que elas pensam ao seu respeito. Isso mostra que você está disposto a tentar enxergar seus pontos de melhoria para aprimorá-los. 

Dê feedback
Oferecer feedbacks das atividades desempenhadas pelo time que você lidera contribui para o desenvolvimento de cada um dos profissionais dentro da empresa, inclusive o seu. Essa é uma das melhores estratégias para garantir que os trabalhos continuem alinhados ao ritmo de produção.

Reconheça os méritos dos profissionais do seu time
A principal ferramenta de gestão de um líder é saber reconhecer tanto o seu potencial, quanto os dos colaboradores da sua equipe. Isso garante a satisfação profissional e a motivação para gerar mais resultados.

Engaje a sua equipe
Ter colaboradores engajados significa ter uma experiência positiva no dia a dia da empresa. Para isso, ter um ambiente de trabalho agradável é essencial, pois gera menos resistência das pessoas, que tendem a produzir melhor. 

Saiba tomar decisões
O autoconhecimento traz confiança, qualidade necessária para liderar e buscar respostas. Com isso, o profissional também passa a perceber se está pronto para alcançar os resultados e, muitas vezes, traz propostas de como melhorá-los. 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


fake rolex