Balanço estável

0
529

A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, divulgou os resultados de sua pesquisa anual sobre o número de vagas para executivos no ano de 2011 e revelou que cargos de média gerência tiveram as maiores oportunidades no mercado, com 41%. Em seguida, vieram as vagas para alta gerência (16%) e especialista e coordenação, ambas com 14%. Os resultados apresentados são comuns e se repetem ano após ano, com certa frequência, já que abrir vagas e encontrar bons profissionais para cargos de diretoria requer mais cautela por conta das responsabilidades que lhes serão designadas na empresa. É o que afirma Telma Guido, consultora da Right. “Não é atípico o mercado ofertar maior quantidade de vagas em nível de coordenação, especialistas, de média e alta gerência. É natural ter mais posições abertas do que em níveis de diretoria”, afirma.

Outro destaque do estudo é o aumento do número de vagas para executivos no estado de São Paulo, que passou para 65%. Em consequência , caiu em outras regiões como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Veja mais dados:

> O setor industrial foi o que mais ofertou oportunidades (49%), marca superior ao ano de 2010 (44%). Os segmentos que mais criaram vagas foram: automotivo/autopeças (14,6%); construção civil (10,7%); bens de consumo (9%); e farmacêutico (7,4%).

> O setor de serviços foi o segundo maior empregador com 26% das oportunidades. E teve como destaques os segmentos de TI (20,4%), serviços especializados (20%) e telecomunicações (13,6%).

> Os setores financeiro e comercial aparecem no estudo com 5% e 4% respectivamente.

 

[fbcomments]