Base para crescer

0
394

Melhor - Gestão de pessoasA convicção de que a gestão de pessoas integra a estratégia de negócio é levada a sério na Caterpillar, multinacional que fabrica equipamentos como tratores e escavadeiras, com sede em Piracicaba (SP). Consciente de que os funcionários desejam mais do que uma boa remuneração e qualidade de vida, a empresa investe pesado em treinamento e desenvolvimento. Segundo a diretora de RH da companhia, Suely Agostinho, a ideia é que os colaboradores se sintam sempre desafiados. “O conhecimento é essencial para crescer e se destacar no mercado, por isso, somos uma companhia que aprende a todo instante”, reforça. E isso é transmitido a seus mais de cinco mil funcionários. “O desafio que propomos todos os dias é: ´o que você aprendeu hoje?´”, explica. Para isso, a empresa mantém uma forte grade de cursos, por meio do chamado plano estratégico de desenvolvimento, dirigida a todos os funcionários. 

O plano é desenhado de acordo com as indicações dos líderes nas avaliações de desempenho e, claro, dentro das expectativas e pedidos dos próprios colaboradores, registrados na pesquisa de opinião que a empresa realiza anualmente. Em 2011, por exemplo, a companhia totalizou 138 horas de treinamentos para os funcionários no nível operacional. 

Além dos cursos pontuais, a empresa concede bolsas de estudos em vários níveis, incluindo cursos técnicos, aprimoramento do idioma inglês, bolsas para graduação e pós-graduação. “No ano passado, foram 1.724 bolsas de estudo concedidas para cursos de idioma e especialização”, conta Suely. Segundo ela, um ponto alto é o MBA in company de gestão de negócios, feito em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), que existe há alguns anos e tem contribuído para formação de novos líderes. E falando em liderança, a Caterpillar não fica para trás e investe na capacitação de seus líderes, para que eles motivem os demais colaboradores a crescer e ocupar novas funções. “Acreditamos que a principal característica do líder é sua motivação e capacidade de deixar um legado”, explica Suely. Para isso, a empresa conta com uma Matriz de Treinamento, que disponibiliza cursos comportamentais, estabelecimento de metas e feedback. 

No último ano, foi implantado o programa liderança e a construção da confiança, que tem o objetivo de estimular a criação de práticas que construam e sustentem as relações de confiança entre líderes e liderados. A meta é continuar nesse ritmo. “São as pessoas que fazem a empresa crescer, por isso, o investimento em práticas que os ajudem a crescer profissionalmente e a manter o entusiasmo em trabalhar aqui vai continuar.” 

 

 

 

 

[fbcomments]