Bases sólidas

    0
    647

    Cooperativa de serviços médicos com sede em Santo Ângelo (RS), a Unimed Missões presta assistência à saúde para a população de 27 municípios da Região das Missões, com participação de mercado de 9,65% da população de sua área de ação. Mas não é apenas com a saúde dos clientes que esta empresa se preocupa. Seus funcionários também recebem atenção, e muita, quando o tema é saúde e qualidade de vida. Várias alternativas estão à disposição dos seus 153 colaboradores, que podem usufruir desde atendimento médico até massagem e acupuntura. Por estar inserida em uma região onde o desemprego urbano e a crise no setor rural reduzem o acesso a planos de saúde, esses benefícios são ainda mais valorizados pelos colaboradores da companhia. Poucas empresas da região possuem práticas de benefícios, fator que também contribui para essa percepção. Segundo a supervisora de recursos humanos, Vergínia Donadel Fordiarini, os planos de saúde Unimed são gratuitos para os colaboradores, e os dependentes podem ter acesso a planos com valores acessíveis.

    Com o objetivo de buscar a integração dos funcionários, bem-estar e disposição física para o trabalho, a companhia também oferece ginástica laboral, que é realizada duas vezes por semana em dois horários, durante quinze minutos. Os exercícios são praticados por todos os colaboradores com auxílio de professores de educação física e acompanhamento de uma fisioterapeuta. A pedido da equipe, em dezembro de 2004 a empresa começou a oferecer também a massagem relaxante, com sessões de quarenta minutos, disponível durante todos os dias úteis da semana. Essas sessões são realizadas fora do ambiente de trabalho, na clínica da massagista. Também são realizadas breves massagens relaxantes durante os encontros da ginástica laboral, estas no ambiente de trabalho. O colaborador pode ainda solicitar autorização da área de recursos humanos para fazer acupuntura. A escolha do médico especialista é de responsabilidade do colaborador e as sessões são realizadas no consultório médico.

    Atividades esportivas são utilizadas como uma forma de promover a saúde dos profissionais. Times de vôlei e futebol jogam semanalmente desde 2004, sendo que a cooperativa é responsável pelo aluguel das quadras, aquisição dos uniformes, bola e rede. O objetivo é permitir a integração dos familiares com a equipe, unindo a vida profissional à pessoal.

    Para debater assuntos relacionados à melhoria da qualidade de vida e prevenção, o Grupo Interno de Prevenção Ocupacional (GIPO) realiza desde 2005 palestras sobre o tema. Anualmente, é realizada a semana interna de prevenção ocupacional, em que são concentradas não somente palestras, mas diversas atividades que integram os colaboradores. No início do ano, é definido o calendário das palestras e o tema que será abordado em cada uma delas.

    Educação
    Além das preocupações com a saúde, outro ponto forte da Unimed Missões são os investimentos em educação e treinamento. De acordo com a supervisora de recursos humanos, os funcionários podem escolher cursos técnicos, de graduação e pós-graduação independentes da sua área de atuação. A cooperativa paga 25% a 50% do curso. “Temos um técnico de enfermagem que cursa ciências contábeis”, conta. Segundo ela, o importante é garantir a satisfação da equipe e preparar os profissionais para novas oportunidades que surgem internamente. No ano que vem, a empresa vai inaugurar um hospital em Santo Ângelo, e os enfermeiros que vão assumir a operação eram técnicos da Unimed Missões que estudaram enfermagem com o apoio da cooperativa. Em 2010, foram investidos 93 mil reais  em treinamentos. Alguns dos cursos que recebem ajuda de 50% são enfermagem, psicologia, administração e fisioterapia.

    Para estimular sua equipe, a cooperativa conta ainda com uma política de distribuição de bônus. Mas ao contrário da tradicional distribuição de lucro, esta prefere distribuir parte dos recursos que forem economizados ao longo do ano. Segundo Vergínia, existe um time responsável pela redução de custos com consumo de energia, água, eventos, marketing e outras despesas. Desse montante, 1/12 é rateado entre os funcionários, sendo metade para todos e a outra metade para os que cumpriram a meta de desempenho programada para o período.

    As avaliações de desempenho são realizadas semestralmente. Na primeira etapa, os funcionários fazem uma autoavaliação, que depois é encaminhada para o gestor para um feedback. Para facilitar a comunicação interna, os funcionários utilizam a intranet e um mensageiro on-line interno. Na intranet, é possível colocar sugestões em um mural público. Caso as ideias tenham sucesso na implementação, o funcionário que a sugeriu pode receber 800 reais. Recentemente, a Unimed adotou outra iniciativa que melhorou a qualidade de vida dos funcionários. Os treinamentos que antes eram oferecidos em Porto Alegre, a 500 quilômetros de Santo Ângelo, hoje estão disponíveis por meio de videoconferências, o que reduz a necessidade de viagens, que levam cerca de sete horas. Segundo a supervisora, a iniciativa de usar videoconferência tem sido adotada por todas as Unimed do Rio Grande do Sul.

    No ano passado, uma pesquisa de clima apontou satisfação de 95% da equipe com a cooperativa. Na visão de Vergínia, isso é resultado de três pilares principais: treinamento e desenvolvimento, crença na organização e benefícios.

    Atualmente, a Unimed Missões possui quatro escritórios regionais para melhor atender os clientes das demais áreas, nas cidades de Giruá, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e São Borja. Inaugurada em 1972, é uma sociedade de natureza civil sem fins lucrativos, com o objetivo de congregar os médicos de sua área de ação, prestando serviços de natureza cooperativista, necessários ao desempenho de suas atividades profissionais, exercidas através da assistência médica.

     

    Adiantamentos precisos

    Para facilitar o tratamento dentário e oftalmológico, a Unimed Missões oferece um adiantamento aos colaboradores que necessitarem de tratamento odontológico ou para os portadores de miopia que queiram realizar a correção visual. Para os serviços odontológicos, o valor máximo desse adiantamento é de 1,5 mil reais para desconto em 15 parcelas iguais sem acréscimo. Para a cirurgia de miopia, o valor adiantado é parcelado em 20 parcelas iguais sem acréscimo. “O médico oftalmologista que é cooperado da cooperativa oferece um valor especial aos colaboradores da Unimed”, destaca. Na farmácia interna da cooperativa, que oferece medicamentos a preços acessíveis, é possível ainda parcelar o pagamento com o RH. Facilidades de pagamento também são oferecidas para os profissionais que desejem comprar um computador pessoal. A Unimed compra o equipamento à vista e o funcionário paga para a cooperativa em 15 vezes sem juros, por meio de desconto na folha de pagamento.
    [fbcomments]