Bateria de exames

0
439
Thinkstockphotos

Já fez seu check-up este ano?
Antonio Carlos Till, médico cardiologista e proprietário do Vita Check-Up Center, conta qual a periodicidade é ideal para essa bateria de exames e o que devemos observar para ficar com a saúde em dia:

De quanto em quanto tempo
Segundo o médico, na ausência de alterações que determinem a necessidade de avaliações periódicas mais curtas como, por exemplo, alterações hormonais ou uma elevação da glicose, o intervalo anual é satisfatório.

Prioridades
O escopo do check-up deve ser amplo, não no sentido da profundidade de uma avaliação em particular, mas, sim, programando-se um número de avaliações clínicas e laboratoriais que permitam uma visão dos diversos sistemas do organismo. Pelo perfil dos executivos, há uma atenção especial para as doenças cardiovasculares, as alterações metabólicas como da glicose e do colesterol sanguíneos, o câncer em geral, as doenças do trato digestivo, as doenças de pele, além de doenças secundárias e ergonomia inadequada. 

Para viver com qualidade 
A atenção aos hábitos saudáveis de vida envolve alimentação balanceada, controle de peso corporal, atividade física, não tabagismo ou uso de drogas, moderação na ingestão alcoólica, cuidados com o sono e a busca de uma administração cuidadosa do estresse emocional. É preciso lembrar que mais de 50% das doenças são oriundas de hábitos não saudáveis de vida, portanto, o grupo corporativo que é submetido a tantas pressões e exigido diariamente com tanta intensidade precisa estar muito atento a isso.

 

[fbcomments]