Boas relações no trabalho beneficiam empresa e colaboradores

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    Especialistas da Robert Half sugerem iniciativas para a
    promoção de ambientes corporativos mais felizes

    Ter relacionamentos harmônicos com superiores e pares é um dos seis fatores que influenciam a felicidade dos profissionais dentro da empresa e isso se reflete na qualidade das entregas e, consequentemente, no resultado dos negócios. A boa notícia para os gestores é que 86% dos profissionais afirmam que se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata, conforme indica o estudo Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes, realizado pela Robert Half em parceria com a Happiness Works.

    É claro que não é possível manipular os sentimentos das pessoas, porque o humor individual é um fator influenciado por diferentes motivos, mas gestores e empresas podem contribuir de maneira significativa para o cultivo de um ambiente saudável. De acordo com especialistas da Robert Half, cinco boas práticas podem ser interessantes para iniciar ou intensificar ações que reforcem na equipe a importância de estabelecer boas relações no ambiente corporativo:

    1. Crie canais de diálogo – Mantenha conversas constantes com os membros de sua equipe para saber o que eles pensam sobre o trabalho e o modelo de gestão da empresa. Contribua para que esses momentos sejam de trocas e não de imposição de ideias. Após o bate-papo, avalie com sinceridade as possibilidades de mudanças que possam agregar melhorias ao ambiente. Essa atitude evidenciará a equipe que você se importa com ela.

    2. Apoie o desenvolvimento profissional – Não deixe que seus colaboradores se sintam subutilizados, sobrecarregados ou carecendo de apoio adequado. Em parceria com o RH da empresa, busque mapear competências técnicas e comportamentais de sua equipe que necessitam ser desenvolvidas ou aprimoradas e forneça as ferramentas necessárias e/ou possíveis para isso.

    3. Cuide do ambiente do trabalho – Considerando o alto número de horas que um colaborador fica dentro da companhia, é importante que ele seja exposto a um ambiente acolhedor. Partindo desse princípio, vale a pena adicionar ao local algumas plantas, pintar as paredes e ter atenção para a substituição de objetos quebrados ou luzes queimadas, entre outras iniciativas.

    4. Estimule estilos de vida saudáveis – Colaboradores com hábitos saudáveis são menos propensos a ficar doente, o que reflete diretamente no absenteísmo e na produtividade. Dessa forma, é importante que a empresa invista na qualidade de vida dos profissionais, seja oferecendo frutas ao longo do dia, incluindo na estrutura áreas de descompressão, patrocinando inscrições para corridas e caminhadas ou estabelecendo parceria para desconto em academias, entre outras iniciativas.

    5. Reconheça esforços – Não deixe de reconhecer quando um colaborador atinge ou supera uma meta estabelecida, seja de maneira pontual e individual ou durante uma reunião de equipe. Todo profissional gosta de ter certeza de que está no caminho certo.

    Pesquisa – Dados do estudo Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes, realizado pela Robert Half em parceria com a Happiness Works, apontam que 86% dos profissionais afirmam que se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata; e 62% dizem ter bons amigos no trabalho; enquanto 70% acreditam que os funcionários da organização onde atuam, em geral, trabalham bem juntos. A pesquisa avaliou os níveis de felicidade de mais de 23 mil profissionais, de diferentes faixas etárias, níveis de experiência e indústrias, em oito países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda e Reino Unido).

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