Gestão

Boas-vindas com o pé direito

Jacqueline Sobral
5 de Fevereiro de 2018

* Matéria originalmente publicada em 6 de dezembro de 2013

Na Radix, companhia que oferece serviços e soluções de engenharia e tecnologia para indústrias de processo, quem começa a trabalhar ganha, no seu primeiro dia, um presente simbólico do RH: um pé direito de uma sandália Havaianas com um cartão desejando “boas-vindas”. Isso já é uma pista sobre a política de novos contratados.

“Faz muita diferença a maneira como acolhemos o novato. Queremos que ele venha trabalhar aqui, que dê certo e que ele valorize o seu trabalho e o dos colegas”, afirma Luiz Eduardo Rubião, CEO da Radix. Para ele, uma boa forma de mostrar esses valores e objetivos da empresa é causando um bom impacto já na recepção do recém-contratado.

No dia da integração, o novo funcionário recebe o chamado kit de boas-vindas, composto pelo já citado pé direito da sandália, mochila, bloco, caneta e o “passaporte do conhecimento”, que é uma caderneta onde será registrada a presença dele em atividades da universidade corporativa. “Ao final do ano, somamos as participações dos funcionários; aquele com mais presença nas atividades poderá trocar seus pontos por algum treinamento que queira fazer”, explica Claudia Scarinci, responsável pela Universidade da Radix.

Desde 2012, a empresa estruturou as ações de recepção de seus novos funcionários no Programa Nossas Sementes, investindo na elaboração de um briefing da companhia para os novatos. Em uma atividade conduzida em um hotel, o novato toma conhecimento das principais áreas, serviços, clientes, benefícios e atividades oferecidas pela empresa. “É extremamente importante para um colaborador saber como a empresa em que trabalha funciona e também o que ela faz”, comenta Bruno Gianni, estagiário da área de automação e estudante. “As atividades e eventos realizados pela Radix estimulam o contato entre pessoas de diferentes áreas e colabora com a criação e a manutenção de grandes amizades.”

Os novatos contam também com um “anjo da guarda”: uma pessoa com bom relacionamento com todos, eleita pelo gestor, para recepcionar o novo funcionário e transmitir a ele os valores da organização. Todos os “anjos” são avisados pelo RH por e-mail sempre que há uma contratação, para que já conheçam o perfil de quem está chegando e tomem as providências necessárias para a sua recepção.

“No primeiro dia de trabalho, o novo funcionário é recebido pelo anjo da guarda. Isso faz com que o novo radixiano seja rapidamente acolhido pela empresa e por seus colegas, trazendo não só um bem-estar para o novato, mas também um sentimento gratificante para os anjos da guarda”, destaca Rubião.

Boas práticas

> As boas-vindas aos novos funcionários começam com uma tuitada no Twitter da Radix para que todos os radixianos e seguidores da empresa fiquem sabendo quem são os novos integrantes da equipe.

Kit de boas-vindas: contém um caderno, canetas, lapiseira e borracha. O kit completo, com sandálias Havaianas da Radix, bolsa, passaporte do conhecimento e caneta da empresa é entregue pela equipe de RH durante o Programa Nossas Sementes.

Programa Nossas Sementes: consiste em uma manhã em um hotel com a apresentação da empresa, suas principais áreas, serviços, clientes, benefícios e atividades oferecidas.

 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail