Cerca de 70 mil pessoas passaram pelo RH na Praça

17 de dezembro de 2010

 

  • Em busca de oportunidades de trabalho, orientação profissional e outros serviços da área de RH, milhares de pessoas saíram às ruas no dia 11 de novembro para receber atendimento gratuito em espaços públicos do país. A estimativa é de que aproximadamente 70 mil pessoas tenham passado pelas doze cidades brasileiras onde aconteceu o RH na Praça, evento promovido pela ABRH-Nacional e suas seccionais para comemorar o 45º aniversário da associação. Pelo quarto ano consecutivo, o evento cumpriu o papel social de promover a cidadania por meio da empregabilidade, trabalho de âmbito nacional que só pôde ser viabilizado pelo espírito colaborativo dos voluntários e parceiros da ABRH em todo o Brasil e apoio ostensivo da imprensa.
  • A capital fluminense registrou recorde de público: cerca de 30 mil pessoas encontraram a sua disposição, no Largo da Carioca, dez tendas de atendimento, uma extensa programação de palestras e, como novidade, orientações para cadastrar currículo pela internet. Um dos serviços mais procurados foi o cadastramento de currículos para vagas de emprego – quase 9 mil. Essa demanda também foi registrada em outros Estados. No Recife, no Pátio do Carmo, a ABRH-PE recebeu cerca de 7 mil pessoas, das quais mais de 3,3 mil buscaram informações sobre vagas de trabalho e entregaram seus currículos.
  • Estreante no evento, a ABRH-MG contabilizou 1,2 mil pessoas na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte – 20% acima da expectativa inicial -, e 550 cadastros para vagas de emprego. Elaboração de currículos, divulgação de cursos de capacitação gratuitos, emissão de carteira de trabalho e palestras foram alguns dos serviços oferecidos aos mineiros. Outra estreante é a seccional amazonense, que contou com 21 parceiros para atender a população no Largo do Mestre Chico, em Manaus. Também na região Norte, a ABRH-RO recebeu duas mil pessoas, na Praça Jonathas Pedrosa, em Vila Velha (RO).
  • Já a Praça do Campo Grande, em Salvador, foi palco do evento da ABRH-BA, que reuniu 60 voluntários nas tendas Trabalho e Emprego, Direito e Cidadania, Cultura e Saúde, Orientação Profissional, Empreendedorismo e Inserção Profissional para cerca de três mil pessoas. Também no Nordeste, a ABRH-PI reuniu em torno de cinco mil pessoas na Praça Pedro II, em Teresina, onde a maior demanda foi pelo cadastramento de currículos e pelas atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar, como ginástica laboral e exames preventivos.
  • Atravessando o país, doze empresas marcaram presença no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis, na versão catarinense do RH na Praça. Os serviços mais procurados pelas cerca de mil pessoas foram as palestras sobre como preparar currículo e se portar em uma entrevista de seleção, além, claro, do cadastramento para vagas de trabalho.
  • Já no Parque Trianon, na capital paulista, a tenda Orientação Previdenciária, novidade deste ano, foi a mais procurada. A partir de uma parceria com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), foram realizados 650 atendimentos diretos nos terminais e entregues 1,6 mil formulários. No total, quase 200 voluntários atenderam 15 mil pessoas para cadastramento de currículos, preenchimento de vagas de trabalho, orientações a estagiários e aprendizes, palestras e minicheck-ups de saúde.
  • O RH na Praça foi realizado, ainda, no Shopping Sul de Cachoeiro de Itapemirim (ES), na Praça dos Martírios, em Maceió (AL), e na Praça Padre João, em Natal (RN). Em Cachoeiro de Itapemirim, o evento repetiu-se no dia 12 e, no dia 13, a ABRH-ES o levou para o Parque Moscoso, em Vitória, onde cerca 5,5 mil pessoas foram atendidas por 120 voluntários. Nesse mesmo dia, a ABRH-GO e a ABRH-PB fizeram acontecer suas versões do RH na Praça realizadas na PUC-GO, em Goiânia, e na Praça da Paz, em João Pessoa, respectivamente.
A edição de 2011 do RH na Praça já tem data marcada:
Dia 10 de novembro, quinta-feira.


CRHLP ganha diretoria

 

  • Manuel Souza Antunes, vice-presidente da APG, associação portuguesa de RH e gestão de pessoas, e Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional, assumiram mais um desafio na vida associativa. No dia 10 de novembro, em Lisboa, Portugal, eles foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da CRHLP – Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa, cuja criação foi anunciada em agosto, no 36º CONARH ABRH, em São Paulo.
  • A formação da diretoria, cuja gestão se estende até 2012, foi decidida em reunião realizada durante o 43º Encontro Nacional da APG e contou com a participação de representantes de Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e do Brasil, representado por Leyla, sua vice Elaine Saad, Saidul Mahomed, conselheiro fiscal da ABRH-Nacional, e Paulo Sardinha, vice-presidente da ABRH-RJ.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail