Gestão

Com racionamentos, saiba como promover o consumo consciente de água na sua empresa

26 de Janeiro de 2015

A crise no abastecimento de água, que já afeta vários estados brasileiros, tornou-se assunto recorrente em todo o Brasil e diversas campanhas de conscientização foram desenvolvidas para amenizar o problema, porém o debate e ações de conscientização não devem ficar restritas apenas a população. As empresas sejam elas do comércio, indústria ou varejo precisam vestir a causa e incentivar os seus colaboradores a economizarem também dentro dos muros da organização. O RH, junto com a área de marketing pode desenvolver ações conjuntas para a conscientização do problema.

No que diz respeito à infraestrutura, o reuso de água da chuva em algumas operações, a instalação de equipamentos que reduzam o consumo de descargas, torneiras e chuveiros, além de detectar possíveis vazamentos e excessos no consumo são algumas ações que a empresa pode desenvolver.

Já no que diz respeito aos colaboradores, algumas campanhas internas podem ser desenvolvidas junto aos gestores com a ajuda do RH entre elas informativos nos locais de maior consumo, e-mails com informações úteis sobre o consumo consciente, campanhas de racionamentos internos, entre outros.

Confira mais algumas dicas:
• Aborde o consumo consciente de água com todos da empresa e forneça subsídios para que eles possam aplicá-los na prática.
• Incentive fornecedores, clientes e prestadores de serviço a fazerem o mesmo. Sua ação pode motivar pessoas e empresas a fazerem o mesmo.
• Acompanhe de perto o consumo de água da sua empresa e se as ações estão auxiliando na redução dos indicadores. Se o resultado for positivo, parabenize e incentive seus colaboradores a continuarem com a prática. Se for negativo, engaje melhor e explique a todos a importância e benefícios que essa economia traz para a empresa e população.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail