Gestão

Como a constelação organizacional pode ajudar nos negócios?

A aplicação da técnica usa dinâmicas de grupo, psicodrama, inconsciente coletivo e mecânica quântica

de Redação em 29 de maio de 2018

Um dos segredos para uma empresa conseguir prosperar e melhorar a sua gestão é pensar e cuidar das pessoas que fazem parte da organização. Uma das novas técnicas de gestão que está sendo utilizada no âmbito empresarial e que vem apresentando bons resultados é a constelação. 

A constelação empresarial é uma técnica que permite trazer à consciência regras não ditas, políticas que não são comentadas e as influências que pessoas ou áreas exercem nas empresas, ainda que não divulgadas claramente. “Ela é uma nova vertente da constelação familiar, que foi desenvolvida pelo psicanalista alemão Bert Hellinger, ao realizar um trabalho como missionário católico na África do Sul, na década de 1970. Foi a partir desse estudo, observando uma tribo, que ele estudou psicanálise e diversas formas de psicoterapia familiar e padrões de comportamento”, conta Juliana Isliker, coach especialista em constelação e coach de executivos com mais de 15 anos de experiência em empresas globais.

A aplicação da técnica usa dinâmicas de grupo, psicodrama, inconsciente coletivo e mecânica quântica. E, apesar de ter sido desenvolvida por um padre, é uma ferramenta que se baseia na física e na energia quântica e é utilizada também, com bons resultados, em questões relacionadas à saúde e no Judiciário, por exemplo.

“A constelação traz à tona alguns assuntos ou problemas que estão no inconsciente das pessoas que fazem parte de todo o sistema. Quando falamos de constelação para empresas, podemos entender o Sistema Empresarial como a empresa e os funcionários que trabalham nela. É quase como se falássemos da cultura da empresa, porém, de uma maneira bem mais profunda”, afirma Juliana Isliker.

Grandes empresas no Brasil, como Natura e GE, já utilizam a técnica na sua gestão. “A constelação pode servir para ajudar a empresa que passa por questões financeiras, pode ajudar a encontrar funcionários que tenham mais a ver com o perfil da empresa, a organizar e direcionar problemas e criar consciência para uma gestão mais equilibrada”, explica Juliana.

“Uma empresa e seus funcionários que passam por um processo de constelação serão sistemas e indivíduos mais equilibrados, com mais consciência de sua história, seus ingredientes e sem amarras. Uma maior interação entre todos, com esse objetivo comum de caminhar para frente também será notado”, completa a coach.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail