Gestão

Como contar a história da sua marca empregadora

A chave para sair à frente de empresas concorrentes pode estar em uma forte marca empregadora

de Redação em 6 de julho de 2018

No atual cenário do mercado de trabalho, onde empresas quando não competem por talentos têm dificuldades de encontrá-los, os profissionais estão cada vez mais seletivos na busca de uma nova oportunidade. Isso acontece porque estes mesmos candidatos já não possuem os mesmos perfis, gostos e interesses que anos atrás.

Neste mais novo desafio das organizações, a chave para sair à frente de empresas concorrentes pode estar em uma forte marca empregadora e de um conteúdo de trabalho atraente que mostre os pontos que tornam o cargo recompensador e o prazer de trabalhar ali.

“É importante engajar os colaboradores com a cultura da companhia, humanizar as relações é um bom caminho. Conectar com pessoas que não estão convencidas a ingressar na sua empresa exige não só aproveitar o momento ideal, mas também uma ótima história”, comenta Felipe Calbucci, Country Manager do Indeed no Brasil.

Mas como contar uma história sem tropeços ou equívocos? Onde contá-la? Pode não parecer, mas a narrativa que você vai empregar na construção da história da sua marca empregadora é de fundamental importância, e por isso é necessário que ela seja clara, objetiva e assertiva, para evitar o contrário do que se deseja.

A narrativa da sua marca empregadora

Do mesmo jeito que um anúncio atrai as pessoas para a marca ou produto de consumo, uma ótima narrativa nas descrições de emprego, site de carreira, página da empresa, entre outras, atrai os candidatos à sua marca empregadora. A comunicação bem alinhada e estratégica é fundamental para a atração dos melhores talentos, e por isso é fundamental que a narrativa da sua marca empregadora seja estratégica.

Felipe alerta ainda que, “destacar os diferenciais da empresa, como cultura, benefícios e eventos em seu site de carreira e outros canais, atrairá pessoas de grande potencial que são apaixonadas por encontrar o casamento ideal”.

Abaixo, quatro formas criativas para contar a história da sua marca empregadora:

Mídia social: o Snapchat tornou-se um serviço extremamente popular nos últimos anos. Mais de 150 milhões de pessoas usam o aplicativo todos os dias. Não se pode ignorar números como esses ou a capacidade de alcançar muitas pessoas do ponto de vista do recrutamento. Uma das razões pelas quais as pessoas abraçaram a plataforma é a natureza indulgente do conteúdo. É possível, por exemplo, utilizar listas do Spotify para compartilhar os gostos musicais dos funcionários. Cada música transmite uma sensação e uma maneira de contar histórias, em alguns casos é melhor do que perguntar a seus funcionários quais músicas estão na trilha sonora do trabalho na sua empresa.

Eventos presenciais: feiras de carreira e eventos de networking ainda são práticas comuns para recrutadores que procuram encontrar possíveis candidatos a emprego. Mas esses eventos oferecem uma excelente oportunidade para destacar sua marca empregadora. Sim, você pode distribuir camisetas, adesivos ou outros presentes, mas os eventos presenciais também permitem que as empresas compartilhem sua cultura organizacional. Nessas iniciativas, as pessoas são embaixadoras da sua marca empregadora. Elas devem representar o melhor de sua organização ou equipe específica, como engenharia – não apenas sua equipe de recrutamento. Uma boa opção é a utilização de telas para destacar o conteúdo social dos funcionários nas feiras de carreira. Os funcionários criam um conteúdo para mídias sociais que representam sua marca empregadora. Cabe aos empregadores incentivá-los e aproveitá-los ao máximo.

Vídeo ao vivo: esta é uma maneira divertida, transparente e criativa de compartilhar sua cultura organizacional. Existem coisas únicas e interessantes que acontecem dentro de empresas de todos os tamanhos e segmentos, e plataformas como o Facebook Live e o Periscope permitem que você as compartilhe com seu público. Como assistir a uma maratona hacker de 24 horas “pessoalmente” ou testemunhar a alegria dos agradecimentos dos funcionários e o trabalho voluntário para o bem social. Capturar e compartilhar esses momentos em vídeo ao vivo é uma ótima maneira de usar esses momentos para atrair os candidatos a emprego que podem se identificar com seus funcionários.

Avaliações de funcionários: da mesma forma que as avaliações tiveram um profundo impacto na forma como fazemos compras, as avaliações dos empregadores estão mudando a maneira como as pessoas pesquisam seu próximo emprego. As opiniões e experiências de funcionários atuais e antigos estão impactando significativamente a forma como os empregadores são percebidos pelos funcionários em potencial. Compartilhar essas avaliações nos canais sociais mostra aos colaboradores o quanto o empregador valoriza o feedback deles. Assim é possível ler avaliações de mais de 2,4 milhões de empresas e aprender sobre as organizações que o interessam.

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