Saúde

Como lidar com o estresse no trabalho

Coach e consultora de treinamento e desenvolvimento comportamental dá algumas dicas de como controlar o estresse no trabalho

Da Redação
25 de Abril de 2018

A entrega de metas, prazos, competitividade, tarefas solicitadas, acúmulo de trabalho, trânsito e muitos outros fatores são motivos comuns que auxiliam no desenvolvimento do estresse, no ambiente de trabalho, por exemplo.

Quem sofre de estresse no trabalho, além de ser afetado drasticamente em seu rendimento – prejudicando consequentemente o trabalho de toda equipe e resultados finais da empresa, tem sua saúde e qualidade de vida amplamente prejudicada.

Pensando nesta realidade que muito atinge os trabalhadores, a coach e consultora de treinamento e desenvolvimento comportamental, Solange Santos, dá algumas dicas de como controlar o estresse no trabalho.

Organização de tarefas: tenha claramente o que deve ser executado e a noção exata do prazo. Trace estratégias e se nunca o prazo é suficiente, ou você aceita prazos inviáveis ou há problemas com a execução. Entenda isso!

Estabeleça prioridades: o começa para, começa para, come a eficiência, tira o foco e aumenta o tempo de finalização.

Seja consciente do seu limite: não adianta aceitar o que não é possível fazer. Mostre de forma positiva que os resultados serão melhores com a condução mais acertada de prazos, volumes e ações.

Evite distrações: foco é algo simples de fazer que parece a coisa mais complexa do mundo. Defina o que vai fazer, por quanto tempo fazer, do que vai precisar e faça até concluir o que combinou consigo mesmo.

Ensine a empresa a respeitar você: é uma troca, e você pode estabelecer seus limites. Um e-mail final de semana, uma ligação por situação específica tarde da noite, um dia ou outro levar uma tarefa para casa, tudo bem, mas não deixe exceção virar regra.

Tenha tempo para você: trabalhe no período de trabalho e nos dias de folga, finais de semana, tenha tempo de qualidade com os que ama, pratique atividades que lhe dê prazer.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail