Gestão

Como promover uma mudança cultural dentro da sua empresa?

Da Redação
27 de Março de 2018

Por Cris Kerr

Cris Kerr

Cris Kerr

Vivemos em um mundo que está em constante transformação, e mudar significa se abrir para novas ideias e pontos de vista que, muitas vezes, podem ser diferentes ou contrários aos nossos. Porém, sempre vão existir aqueles que optam pela segurança da sua zona de conforto por não ter ideia do quanto a diversidade e a inclusão impactarão a empresa de forma positiva.

Por isso, é importante falar da mudança da cultura tradicional para uma cultura inclusiva. Esse é um processo que precisa ser conduzido de maneira suave, pois pode ferir o ego ao expor crenças enraizadas. Um primeiro passo nesse sentido é distinguir influenciadores e líderes que apoiem a diversidade para formar um comitê, assim como também convidar para participar aqueles que acreditam que este tema não é tão relevante assim.

Após formar esse grupo, é necessário investir tempo e criar um ambiente de confiança, envolvendo os participantes para que todos possam harmonizar seus valores e crenças com o novo propósito da empresa, construindo de forma colaborativa a cultura da inclusão.

Desta forma, o time vai se sentir cocriador desse processo, o que fortalece o vínculo entre os participantes a favor e contra. Com o tempo, os líderes que não apoiavam a causa se tornarão disseminadores do tema.

Lembre-se que sua empresa é um organismo vivo que requer muito cuidado e o tema diversidade e inclusão demanda, acima de tudo, respeito. Agora pense, quem você vai convidar para começar esse processo de mudança de cultura?

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail