Confiança gera mais que confiança

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    De acordo com o modelo adotado pelo GPTW, a confiança é composta por algumas dimensões:

    Credibilidade
    Significa que os gerentes devem comunicar os planos e direções da empresa aos seus subordinados e solicitar a opinião deles. Isso envolve a coordenação eficiente e efetiva de pessoas e recursos, para que os funcionários possam saber suas relações com os objetivos da empresa. Para obter credibilidade, as palavras precisam ser seguidas pelas ações.

    Como funciona no ambiente de trabalho:
    >
     Comunicação aberta e acessível
    > Competência em coordenar pessoas e recursos materiais
    > Integridade e consistência na condução da visão


     

    Respeito
    Envolve prover tudo o que os funcionários precisam para a realização de seu trabalho: equipamentos, recursos e treinamento. Além disso, reconhecimento e apreciação de seus esforços extras. Isso inclui acompanhá-los e fazer com que sejam parceiros nas atividades da empresa, criando um espírito de colaboração entre departamentos e um ambiente de trabalho seguro e saudável. Respeito significa que vida e trabalho podem ser conciliáveis e não apenas um slogan.

    Como funciona no ambiente de trabalho:
    >
     Criação de oportunidades para desenvolvimento
    > Bom ambiente de trabalho
    > Reconhecimento pelo trabalho benfeito
    > Envolvimento em decisões relevantes, respeito pelo indivíduo


     

    Imparcialidade
    Nas empresas que praticam a imparcialidade, o sucesso financeiro é compartilhado por meio de programas de benefícios e participação nos resultados. Todo mundo recebe uma igualitária oportunidade de reconhecimento. As decisões de contratação e promoções são feitas com imparcialidade, e o ambiente de trabalho fica, por si, livre de discriminação. Para ser imparcial, é preciso ser, acima de tudo, justo.

    Como funciona no ambiente de trabalho:
    >
     Equilíbrio entre remuneração e trabalho
    > Ausência de favoritismo
    > Existência de mecanismos de apelação
    > Ausência de discriminação


     

    Orgulho e Camaradagem
    Essas duas dimensões tratam do relacionamento entre funcionários e suas tarefas: orgulho do que fazem e o relacionamento entre funcionários (camaradagem).

    Como funciona no ambiente de trabalho:
    >
    Ter orgulho do trabalho pessoal e da equipe
    > Ter orgulho da corporação e da imagem da empresa junto à comunidade
    > Apresentar uma boa hospitalidade
    > Comemorações e celebrações
    > Sentimento de pertencer a uma comunidade

     

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