Contra a maré

de em 17 de março de 2011

Das 150 revendas parceiras da Confederação Nacional das Revendas AmBev e das Empresas de Logística da Distribuição (Confenar), cinco são lideradas por mulheres. O avanço da presença feminina, em um setor dominado por homens, tem mostrado uma nova forma de gestão, focada na valorização de pessoas e resultados duradouros. As cinco executivas, que comandam comercialização de cervejas em todo o País, são responsáveis por resultados ousados. Confira os cases de sucesso a seguir.

Conebel
A venda dos produtos AmBev para São José do Rio Preto (SP) e região é uma das responsabilidades de Adriana Neves. Diretora administrativa financeira da Conebel, uma das maiores distribuidoras do País, Adriana começou a trabalhar aos 14 anos na revenda da família, acumulando experiência em todas as áreas até chegar ao cargo de gestão. Em conjunto com dois sócios, a gestora comemora as conquistas do negócio, que vem, a cada ano, ganhando volume e participação na área que representa. A trajetória de sucesso também conta com os desafios do dia a dia. Com a maternidade, a empresária optou por equilibrar os cuidados com o filho e o ritmo intenso de trabalho, utilizando jogo de cintura para cumprir todas as tarefas. “Quando meu filho nasceu, voltei a trabalhar após 12 dias – isso há 12 anos – do nascimento do meu bebê. Para não deixar de amamentar, meu filho era levado até a empresa. No dia que não tinha carro, não tive dúvida e mandei buscar meu filho com um dos caminhões da frota”, conta a executiva.  

Cemar
Ao lado do marido e com um filho de quatro meses, Maria Eugênia Pedroza aceitou o desafio de assumir um novo negócio na cidade de Gurupi (TO). O ano era 1995 e ela acabava de fundar a Cemar Transportadora e Distribuidora, que, hoje, possui 125 colaboradores, frota própria de 33 veículos e atende 40 municípios do sul de Tocantins. Focada em garantir um bom ambiente de trabalho, Maria Eugênia construiu sua carreira priorizando a resolução de problemas. A dedicação para a qualidade foi responsável pelo primeiro lugar do Prêmio Melhor Operação Modelo de Refrigerante do Brasil. Para a executiva de 44 anos formada em Direito, ser mulher não traz nenhum tipo de dificuldade ou preconceito, pois há um melhor aproveitamento de recursos, atenção às questões mais humanas da empresa e mais graça no cotidiano. “Estamos nesse negócio para vender não só cerveja e refrigerante, mas sim alegria. Nossos produtos realizam o sonho das pessoas, trazem magia em momentos especiais. Foi com essa motivação que começamos com pouco e hoje temos muitas conquistas”, afirma Maria Eugênia.

Regra
Ao lado do pai, Reynaldo Solera, e do irmão, Reynaldo Solera Filho, Graziela Solera ajudou a transformar a empresa da família na maior operação terceirizada da AmBev. Em 20 anos dedicados ao trabalho, a executiva, que iniciou a carreira na área comercial, aumentou em 10 vezes o volume de vendas da empresa. Com 21 anos de idade, Graziela já era responsável pelo cadastramento dos pontos de vendas e o bom relacionamento com os colaboradores foi o ponto de partida para sua rápida ascensão profissional. Aos 26, a empresária assumiu a diretoria Comercial da empresa, conquistando diversos prêmios de excelência. O posicionamento focado e firme de Graziela levou a revenda a patamares maiores, tornando-se referência e modelo às demais afiliadas da Confenar. Valorizando as relações humanas, em 1992, a Regra foi a primeira revenda a implementar o departamento de recursos humanos, com foco em treinamento. Outro ponto forte da empresa é o constante investimento em modernização e novas tecnologias de informação e monitoramento da equipe de vendas e logística, que refletem na melhoria dos processos. Formada em Administração de Empresas, com 41 anos de idade, casada e mãe de dois filhos, Graziela aposta no investimento de novos negócios. “Quem pretende crescer tem que apresentar diferenciais profissionais, estudar e garantir fluência em diversos idiomas. Aqui, acreditamos também na meritocracia, na liderança pelo exemplo e gestores que foram líderes, pois o sucesso é o resultado da integração de bons profissionais”, afirma a diretora.

Cervantes
O entusiasmo e a motivação são alguns dos traços mais marcantes de Mariela Baptista. Diretora administrativa da Cervantes, a executiva começou sua carreira na revenda da família, em Belo Horizonte (MG), onde surgiu um curso de sucessores nos Estados Unidos. Pronta para uma viagem de passeio, seu pai criou uma lista de recomendações e obrigações para a ocasião. Essa visão de negócios paternal abriu um novo mundo para Mariela, que chegou ao Brasil diretamente para o comando da área de transportes da distribuidora. “Era o departamento com mais problemas: pouca produtividade, desperdício e alto índice de devolução”, conta a executiva. Após superar seu primeiro grande desafio, Mariela decidiu fundar uma revenda em Montes Claros, cidade localizada no norte de Minas Gerais, a 440 quilômetros de Belo Horizonte. Longe da família e em uma cidade desconhecida, a executiva assumiu os negócios ao lado do seu marido, com quem é casada há 17 anos. A determinação foi fundamental para o sucesso da empresa, que superou a estatística de que somente três em cada 10 empresas familiares sobrevivem à terceira geração de líderes. Fundada em 1994, a Cervantes possui, atualmente, 176 colaboradores, frota de 30 veículos e abastece a cidade de Montes Claros e mais 30 municípios da região. “Nunca imaginei trabalhar com cerveja e, para me destacar nesse meio masculino, utilizei do meu entusiasmo, alegria, valorização das pessoas e determinação por bons resultados”, finaliza. Mariela é mãe de dois filhos, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Negócios.

Felizzzz
Foi ao lado do marido que Cássia Abrantes iniciou as operações da Felizzzz no ano de 2002. Formada em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão de Negócios e experiência como gerente bancária, a executiva saiu de Belo Horizonte (MG), a convite da AmBev, rumo ao desafio de assumir a área da zona Mata Norte de Pernambuco, na cidade de Carpina, município localizado a 60 quilômetros de Recife. Independente, Cássia quebrou barreiras em uma região com traços machistas, assumindo os negócios e batalhando pelo crescimento da empresa. Atualmente, a Felizzzz possui 140 funcionários e uma frota de 27 veículos, é responsável pelo atendimento a 51 municípios de Pernambuco e já foi contemplada por quatro anos consecutivos com o prêmio de  Primeira Revenda do Nordeste e Fera em Operações. A revenda iniciou com 28% de participação na área e em 2010 atingiu um patamar de 71%. Ela acredita que o seu sucesso é o resultado de um conjunto de fatores, como o trabalho contínuo, a formação de líderes e a parceria e apoio da AmBev na gestão dos negócios. “Trabalhar com bebidas é o meu negócio. Trabalho com paixão, batalho por resultados ainda melhores e ainda sonho. A meta é ser embaixadora da AmBev e estar sempre entre as cinco melhores operações do Brasil”, afirma Cássia Abrantes, sócia-diretora administrativa e financeira da Felizzzz.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail