Debates sobre green jobs serão levados à Rio+20 pela ABRH-Nacional

    0
    498

    > Foram três dias de atividades intensas em Nova York (EUA), em reuniões com diretores de departamentos ligados diretamente ao secretariado geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Ao final da viagem, realizada em março, Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional, voltou ao Brasil trazendo na bagagem um avanço expressivo nas relações entre a associação e as Nações Unidas, que se traduzirá em uma colaboração inédita da área de recursos humanos nas questões que integram a agenda da ONU.

    Nesse sentido, uma ação de peso já tem data e local: em junho, a ABRH-Nacional será responsável pela Cúpula Mundial Green Jobs da Rio+20, integrada à Agenda Rio+20 e Você, que acontecerá na sede no Planetário do Rio de Janeiro, cidade-sede da conferência da ONU (veja quadro).

    No evento, a associação promoverá, nos dias 14 e 15 de junho, painéis de debates para levar aos participantes uma discussão profunda sobre green jobs (carreira verde) sob o olhar dos gestores de recursos humanos. Leyla salienta que a associação está mobilizada em convidar debatedores de renome nacional e internacional para tratar dos diferentes aspectos desse tema, o que passa pelos educadores, jovens, pensadores e pelas lideranças de uma nação.

    “Nossa aproximação com a ONU e a presença na Rio+20 é fruto do trabalho e da dedicação intensa dos voluntários da ABRH, todos verdadeiramente apaixonados pela gestão de pessoas como instrumento de inclusão social, realização pessoal e desenvolvimento econômico das organizações”, enfatiza Leyla.

    A participação da ABRH-Nacional na Rio+20 se dá a partir de um memorando de cooperação assinado com o Instituto Humanitare, que apoia e divulga a agenda da ONU e busca promover uma maior aproximação entre o organismo e a sociedade civil. “A ABRH-Nacional é uma forte liderança na plataforma da educação para transição, ao fazer uma coalizão corporativa e institucional da mais alta qualidade, seja em âmbito nacional ou internacional”, justifica Sheila Pimentel, presidente do instituto.

    Não é de hoje que as proposições das Nações Unidas estão na pauta da associação. A parceria com o Humanitare começou em 2006, por indicação de Jorgete Lemos, então vice-presidente de Responsabilidade Social da ABRH-Nacional, para um trabalho de divulgação e conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pelo organismo. “Agora, a ONU traz para o cenário mundial o tema Os 17 goals (metas) do Desenvolvimento Sustentável, que foram apresentados e debatidos na 64ª Conferência Anual das Nações Unidas, em setembro passado, na Alemanha. Nesse contexto, a ABRH-Nacional foi convidada para integrar a programação da Rio+20 e Você”, detalha Sheila. Na visão dela, a associação trabalha fortemente os temas que integram o calendário da ONU em projetos importantes, como o ABRH na Praça, evento de cunho social criado para promover a inclusão dos cidadãos no mundo do trabalho.

    Centro de debates
    Vinte anos depois de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecida como Rio 92 ou Eco 92, de 13 a 22 de junho próximo o Brasil volta a ser o centro mundial do debate sobre a sustentabilidade e o futuro do planeta. Mais uma vez, o Rio de Janeiro vai receber chefes de Estado e milhares de participantes de várias partes do mundo para a Rio+20, nome que faz uma alusão às duas décadas que separam as edições realizadas aqui.


     

    Inscrições abertas para o Prêmio Ser Humano

    > Ferramenta de valorização das iniciativas inovadoras em gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável, assim como de estímulo ao pensamento criativo e identificação de novos talentos, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, concedido pela ABRH-Nacional,
    está com as inscrições abertas para a edição 2012.

    Os interessados podem se inscrever em duas modalidades e cinco categorias:

    Modalidade Gestão de Pessoas
    >
    Categoria Empresa
    > Categoria Profissional
    > Categoria Acadêmica

    Modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social
    >
     Categoria Empresa Cidadã
    > Categoria Organizações do Terceiro Setor

    O regulamento completo, a ficha de inscrição e demais informações podem ser encontradas no novo site da premiação, lançado no final de abril com uma comunicação visual mais leve, moderna e atrativa.

    Confira:
    www.premioserhumano.com.br.

     

    SHARE
    Previous articleO pêndulo da comunicação
    Next articleA hora e a vez da gestão de pessoas
    Especialista em gestão comportamental aplicada ao mundo dos negócios, criador da metodologia de Psicodinâmica em Negócios, e autor de livros como "O inconsciente na sua vida profissional" (Editora Gente, 2008).
    [fbcomments]