“Descoberta” é a palavra-chave para gestão de talentos em 2018

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Por Juliane Yamaoka

Juliane Yamaoka
Juliane Yamaoka

Nesse processo inovador surge uma palavra que vai direcionar os esforços para as atividades de gestão de talentos: descoberta. Isso significa que o gestor de RH terá a função primordial de descobrir a principal capacidade do seu funcionário, se esta capacidade é devidamente explorada no ambiente de trabalho e, principalmente, como transformar essa capacidade em desempenho.

A descoberta é uma forma diferente de pensar e agir no RH, tornando-se um fator importantíssimo para disseminação de conhecimento, talento, ideias e, consequentemente, agregar valor aos profissionais e às empresas.

Quais são os valores agregados no âmbito profissional? Novas formas de lidar com pessoas, novas formas de gerenciar o tempo e a possibilidade de descobrir novas habilidades.

Quais são os valores agregados no âmbito empresarial? A descoberta gera benefícios que impactam diretamente os resultados ao aliar as habilidades profissionais da força de trabalho com os valores e premissas das empresas, tais como: aperfeiçoamento dos métodos do processo seletivo para contratação; aperfeiçoamento das identificações de perfil, comportamento e desempenho; criação do espírito de “liderança focada na empresa e não no indivíduo”; e aperfeiçoar o talento já existente para criar o engajamento de todos com o crescimento competitivo da empresa.

É claro que erros individuais vão acontecer, até porque não existe profissional que não falha. Como a descoberta permite que a empresa saiba a melhor forma de agir (ou reagir) com seu profissional perante cada situação e de acordo com a sua estratégia de negócios, neste caso é possível tirar proveito dos erros de um profissional para, a partir do momento que se descobre as habilidades do mesmo, haja uma definição de como ele pode corrigir o que foi feito, aperfeiçoar a produtividade em todas as tarefas atribuídas e, por fim, reverter o cenário mostrando uma perspectiva de melhoria para a empresa.

Descobrir é importante também para facilitar o ato de “diagnosticar” questões que muitas vezes ficam ocultas para o gestor de RH, contribuindo diretamente para o crescimento de qualquer empresa.

Mais que um “descobridor”, o gestor acaba se configurando em um transformador no setor de RH, o qual está sempre em busca de soluções, ideologias, metodologias que promovam a modernidade. É o famoso “pensar fora da caixa” para servir de exemplo que os funcionários sigam o mesmo caminho.

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