Dez benefícios que cabem no bolso

0
678

Benefícios que fazem colaboradores felizes não precisam custar o olho da cara. Uma equipe feliz e engajada é uma equipe de alto desempenho. Quando você ouve histórias de companhias como a SAP que oferece campos de golfe, ou a Google que criou um ambiente de trabalho com tudo o que se possa imaginar, você provavelmente pensará: “Nós temos 25 empregados e não podemos competir nesse nível. E onde instalaríamos um campo de golfe?”


Pequenas empresas não podem oferecer os benefícios glamorosos que as grandes oferecem e acabam acreditando que o investimento em benefícios de acordo com a lei já é demais. Mas aqui vão dez dicas de pequenos empreendedores que para tornarem o ambiente de trabalho da empresa mais atrativo para atuais e futuros funcionários se reinventaram em ações muito bacanas:

Hora do lanche – Sabemos que comida faz as pessoas felizes. Mark Bilbe, gerente geral da Mimecat da América do Norte, explica que o tema ajuda a unir a equipe. “Nós começamos a oferecer lanches por quatro dias da semana para permitir que as pessoas fizessem uma pausa no trabalho, se socializassem, trocassem experiências e sentissem prazer com o convite para o lanche. Comida, geralmente é uma grande unificadora de culturas, funções e personalidades”. 

Sala da soneca – Dormir durante o dia tem sido uma forma dar energia e revigorar equipes. Jenni McDonought, vice-presidente de RH da Engauge explica que os empregados têm um quarto pequeno sem janela, com sofá, cobertores e um despertador. “Tornamos um espaço perdido dentro da empresa em um espaço valioso”, diz.

“Recreio” – Lembra quando você era criança e adultos perguntavam para você qual era a sua matéria predileta na escola? Quantas vezes você respondeu: recreio? O diretor de RH da SHIFT, Leah Ciappenelli descobriu que esse sentimento nunca foi embora. Além de oferecer corridas e grupos de caminhadas, a empresa oferece ocasionalmente um  “dia de recreio fora do trabalho” para encorajar uma vida de estilo saudável. Isto não é apenas bom para o colaborador, mas também para a saúde financeira do plano de saúde da empresa. 

Ambientes amigáveis para cachorros – Se você é um amante de cachorros, esse benefício é para você. O CEO da empresa Zoosk, Shayan Zadeh, diz: “Como qualquer companhia de sucesso, nós queremos manter uma força de trabalho feliz e produtiva”. Para promover um ambiente sem estresse, a Zooks possui uma área para cachorros, para que os funcionários interajam com bichos ajudando assim a aliviar as tensões.

Massagens – Bem estar é a palavra-chave em benefícios, e John Muliken, gerente-geral e co-fundador da Joss & Main, aposta nisso. “A gente acredita que colaboradores saudáveis e felizes são mais engajados e produtivos”. Mas ao invés de apenas encorajá-los a terem uma alimentação balanceada, a empresa oferece benefícios como ambientes com cadeiras de massagens. 

Aulas de Yoga – O CEO da inPowered, Payman Nilforoush explica: “Nada faz um dia mais produtivo do que ter pessoas felizes que amam o que fazem ao seu redor!” Isto é algo que pequenas companhias vão adorar ter: ambientes para aula de yoga.

Dias de folga para voluntariado – Férias com um propósito. O presidente da Angel, Dave Rennyson, implantou recentemente um novo programa que permite tirar dias de folga pagos para fazer trabalhos voluntários. Isto é bom para a moral, bom para a comunidade e bom para a empresa.

Ginástica “tropa de elite” – Enquanto algumas companhias focam seus métodos em práticas de bem estar mais calmas, como yoga e massagem, Eddie Machaalani, co-CEO da Bigcommerce, diz que sua empresa canaliza seu lado sargento. “Bigcommerce oferece semanalmente um treinamento pesado com um treinador certificado. As aulas dão uma garantia de horas livres de estresse e ajudam a construir camaradagem entre a equipe”. 

Sem políticas de férias – Diferentemente de muitas empresas que pagam formalmente férias, feriados e dias em que o funcionário esteve doente, Rapid7 tem “a política de não estabelecer qualquer regra”, diz Christina Luconi, gerente de RH da empresa. Eles confiam nos empregados para equilibrar o tempo livre com o tempo de trabalho, fazendo um bom uso para todos.

Reembolso de academia – Você não pode pagar para fazer uma academia ou dar aulas de yoga no seu ambiente de trabalho? O CEO da Tango, Uri Raz, não deixa esse empecilho lhe vencer, oferecendo o reembolso da mensalidade de academias aos seus funcionários. Desta forma, os empregados ficam saudáveis e cheios de energia sem que a empresa gaste muito.

Ambientes comuns de vídeos e jogos – “Funcionários que jogam juntos trabalham bem juntos”, diz Eileen Martinson, CEO da Sparta System, que anima seus funcionários “a saírem de suas mesas” e interagir. Jogar games como Scattergories não apenas divertem, eles também ajudam a expandir a mente e a criar espírito de equipe com os colegas. 


Texto original em inglês: http://www.inc.com/suzanne-lucas/10-perks-your-small-business-can-afford.html


SHARE
Previous articleA profecia
Next articlePelo uso consciente
[fbcomments]