Diário do CONARH

0
396

Para mostrar como o mundo se transformou nos últimos anos, como os modelos de gestão devem evoluir para as organizações alcançarem metas e se adequarem ao mercado, e quem é o RH nesse contexto, os organizadores da 39ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH) definiram os grandes temas do evento: contexto e tendências; gestão das organizações; gestão de pessoas; e desenvolvimento de RH. Saiba mais sobre esses eixos:

> CONTEXTO E TENDÊNCIAS
O advento da economia do conhecimento trouxe a necessidade de transformações profundas na interação entre organizações e pessoas. Essa é a condição para o sucesso sustentável. Assim, torna-se imperativa uma revisão das tendências na gestão dos negócios e das pessoas a partir dos movimentos econômico, político e social no mundo e suas consequências para a competitividade do Brasil. Com essa compreensão, é possível debater e refletir sobre modelos de gestão suficientemente inovadores para transformar os desafios do presente em oportunidades de sucesso e capazes de promover a felicidade e a autorrealização profissional do indivíduo.

> GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Organizações são organismos vivos, que, hoje, precisam se adaptar a um mundo vulnerável, incerto, complexo e ambíguo, e cuja tendência é assim se manter. O eixo buscará as respostas sobre como se reorganizar para enfrentar esse cenário e se preparar para o futuro. Como seres vivos, as organizações demandam cuidados com a saúde – o que envolve gestão, pessoas e cultura. Entretanto, os meios disponíveis não são mais suficientes. RH precisa “tomar o pulso” das organizações com um conjunto de indicadores eficazes. Também é preciso encontrar referências sobre quem é o novo líder, que faz a “liga” das pessoas com esses organismos vivos.

> GESTÃO DE PESSOAS
Todas as empresas têm uma meta em comum, o crescimento, e isso se dá por meio do esforço humano organizado por um grupo que possui o mesmo ideal. A gestão de pessoas tem como objetivo a valorização e formação de profissionais. Essa valorização auxilia a empresa no engajamento e na realização de seus objetivos. Profissionais felizes e reconhecidos levam o nome de suas organizações para outro patamar. O desafio é olhar o contexto geral da empresa e as necessidades de administração, mobilizando seus esforços para dar a atenção e movimentação necessárias para a educação profissional, de forma que, pelas pessoas, os resultados sejam alcançados.

> DESENVOLVIMENTO DE RH
O principal objetivo é debater a formação necessária e o desenvolvimento dos profissionais de RH para que eles consigam contribuir na transformação dos modelos de gestão organizacional. Outro assunto a ser abordado é a questão das fronteiras do papel do RH, até onde e como ele pode colaborar internamente com as companhias e no dia a dia da sociedade. Além disso, a discussão terá foco nas transformações da sociedade e no que pode ser feito nos modelos de gestão para que as organizações se tornem lugares mais saudáveis para os indivíduos, e sejam capazes de gerar, além de resultados, realização e impactos sustentáveis na sociedade.

> O CONARH 2013 acontece entre os dias 19 e 22 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Mais informações no site www.conarh.com.br

  

[fbcomments]