Não é novidade que o sucesso de um negócio depende do bom desempenho dos funcionários. Para isso, é importante que os colaboradores estejam motivados para bater suas metas e garantir uma boa performance em prol do crescimento da empresa. Anderson Valverde, diretor de RH do Peixe Urbano, conta um pouco das estratégias que a companhia está adotando para incentivar o crescimento e engajamento de seus colaboradores, além de como os gestores mantêm as equipes motivadas.
– Como o Peixe Urbano incentiva o crescimento de seus colaboradores dentro da empresa?
No Peixe Urbano, adotamos a meritocracia como estratégia de incentivo aos colaboradores. Valorizamos a entrega de resultados alinhada à resiliência, estimulamos o senso de dono em todos os níveis hierárquicos e criamos um ambiente propício para desenvolver a maturidade profissional. Esses quesitos comportamentais fazem com que o colaborador cresça de acordo com as oportunidades.
– Existe algum plano de incentivo aos colaboradores?
Temos uma política de cargos e salários que prevê como será o crescimento, avaliando a entrega, o perfil comportamental e o quanto o funcionário se dedicou e estudou para conquistar os pré-requisitos das novas oportunidades.
– Quais são as estratégias para gerir e alinhar as expectativas dos funcionários e da direção?
Colocamos em prática um dos nossos valores, que é a comunicação aberta. Estimulamos uma cultura de empatia e assertividade na comunicação interna (entre colaboradores) e externa (voltada a clientes e parceiros). Aliado a essas qualidades, o feedback é uma ferramenta de gestão fundamental para alinhar as expectativas da equipe.
– Existe plano de bonificação?
Sim, de acordo com a área, os colaboradores são contemplados com PLR (Participação nos Lucros e Resultados), bônus mensal ou comissão variável.
Como são estabelecidos os objetivos que os colaboradores devem alcançar para serem bonificados? São definidas metas individuais e coletivas?
Nossos colaboradores podem receber bonificações baseadas nos resultados atingidos, com valores definidos a partir de três fatores: metas da empresa, metas individuais e valores do Peixe Urbano.
– Há campanhas internas de marketing de incentivo?
A comunicação das campanhas de incentivo é orientada pelo RH para serem executadas por cada gerência, junto a suas respectivas equipes. Da mesma forma, a motivação constante para o atingimento de meta é atribuição dos gestores, que acompanham diariamente a entrega de resultados. No RH, conduzimos ações de engajamento voltadas a todos os colaboradores, disseminando os valores do Peixe Urbano, incentivando o “senso de dono” e a integração entre as equipes.