Discussão inadiável

0
490
Leyla Nascimento
Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional

Nos últimos anos, algumas perguntas ocuparam corações e mentes do mundo corporativo. Mais recentemente, ganha força e fôlego a discussão sobre o propósito de cada um de dedicar uma parte importante de sua vida a uma organização – ainda mais em um mundo complexo, de extrema competição e ávido por resultados cada vez mais mirabolantes.

Talvez seja pelo próprio fato da complexidade atual que o ser humano busque, em seu interior, as saídas para boa parte dos problemas por que passam não apenas ele como também as empresas. Identificar o que move cada um, o ponto de equilíbrio entre os anseios organizacionais e pessoais, se não resolve ao menos contribui, e muito, para tornar o mundo mais habitável e justo – para não falar sustentável.

E o que as pessoas querem? Sabemos que salário já não está mais no topo da lista das preferências do profissional brasileiro – em especial dos mais jovens. As pessoas querem reconhecimento, querem ter a certeza de que seu esforço, sua dedicação, seu comprometimento e paixão tenham um sentido. Sim, paixão também conta no mundo racional dos negócios!

#L# É preciso existir um propósito em todas as esferas da vida humana – dentro e fora das empresas – para que não se tenha uma existência vazia, capaz de tirar a vida que flui em cada indivíduo, transformando-os em seres autômatos. É como nos diz, nesta edição, o filósofo e educador Mario Sergio Cortella ao imaginar o momento do Juízo Final, em que uma divindade fará para cada um de nós as grandes perguntas acerca do que fizemos ou deixamos de fazer. Ela irá querer saber se valeu ou não valeu cada segundo vivido, se nossas ações tiveram ou não um propósito ou sentido nobre durante nossa fugaz existência.

Para nos ajudar a refletir mais sobre a questão, Cortella é um dos grandes nomes confirmados em nossa 40ª edição do maior evento sobre gestão de pessoas da América do Sul, e segundo do mundo, o CONARH. Ele tratará do tema O indivíduo e seus propósitos. Uma discussão inadiável da qual você não pode ficar de fora. Nos vemos no CONARH!

[fbcomments]