Diversão e trabalho

0
1047
Thiago Gonçalves / Crédito: Divulgação
Thiago Gonçalves é country manager da Golntegro

Não é nenhum segredo que ter uma cultura corporativa forte aumenta a produtividade dos funcionários, além de apresentar um bom ROI (retorno sobre investimento). Atualmente, acompanhamos uma mudança no comportamento das empresas, que têm investido mais em oferecer uma experiência única a seus trabalhadores, assegurando que sejam felizes, comprometidos e que se divirtam durante sua jornada laboral.

Na América Latina, pesquisas revelam que 80% dos profissionais do mercado admitem se sentirem estressados no trabalho, fato que levou a muitas empresas começarem a investir em ferramentas de trabalho mais dinâmicas. Os aplicativos baseados no conceito de gamification são aposta como a próxima tendência dentro das empresas, já que permitem aos funcionários realizarem seus trabalhos de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, divertida. Estima-se que, até 2014, 70% das empresas listadas no Global 2000 terão pelo menos uma plataforma gamified. É essencial identificar ações que ajudem na construção da cultura corporativa, mais do que apenas se divertir no trabalho. O emprego deve ser uma eterna lua de mel entre organização e pessoas.

A diversão no trabalho começa no primeiro dia e essa emoção nunca deve desaparecer. Infelizmente, há um desgaste natural depois de um tempo e isso é gerado pela falta de mudanças ou por um ambiente de trabalho com um baixo nível de comprometimento emocional. O que pode significar que o trabalho tenha se tornado excessivamente rotineiro e os funcionários não sintam mais prazer nele.
Isso pode mudar na medida em que as empresas começam a promover mudanças periódicas. Dar aos colaboradores mais autonomia, mudar o posto de trabalho para gerar mais interação e colaboração entre as pessoas, realizar um evento fora do escritório são iniciativas que podem ajudar a combater a monotonia. Além disso, vale citar a criação de uma rede social que também estimule a relação entre os colaboradores.

Qualquer que seja o caso, encontrar algo que permita uma maior colaboração e aos funcionários a oportunidade de se divertir no trabalho ajuda a criar um ambiente que modifica positivamente a cultura da empresa.

As empresas de tecnologia foram as pioneiras no que diz respeito à “diversão no trabalho”, já que descobriram que há muitas vantagens em ter uma cultura organizacional marcante e envolvente. Eles implantaram algumas ideias, que na época foram vistas como malucas, mas tudo para criar um ambiente melhor de trabalho. Tudo que realmente fizeram foi tomar um tempo para aprender sobre seus funcionários e ver o que os interessava. Sendo assim, a grande dica é: conheça seus funcionários, talvez uma simples busca pelo tesouro em seu escritório impulsionará um espírito positivo no ambiente corporativo.

[fbcomments]