Educar para desenvolver

0
510
Denise Zanzini / Crédito: Divulgação
Denise, da Zanzini: investir em pessoas é investir na sociedade / Crédito: Divulgação

Buscar o crescimento sem nunca esquecer quem é o responsável pelo resultado: o cliente interno. Durante mais de 40 anos de atuação no mercado moveleiro, a Zanini Móveis se desenvolveu investindo constantemente na capacitação de seus colaboradores. Para Denise Zanzini Torrano, diretora de RH da companhia, buscar o aperfeiçoamento contínuo das pessoas é investir na sociedade. “A verdadeira transformação deve ocorrer não só durante o expediente de trabalho, numa tarefa ou projeto. Ela ocorre também na postura e comportamento do indivíduo na comunidade”, destaca.

Garantir excelência na produção de móveis não é uma tarefa fácil e exige da Zanzini treinamento interno e externo para seus mais de 420 colaboradores. Uma das principais iniciativas da companhia para sair na pole position é o Programa da Qualidade Total, que oferece várias formas de desenvolvimento profissional e pessoal a seus colaboradores. Um dos módulos, denominado Desenvolvimento Pessoal, permite o aprimoramento das habilidades por meio de treinamentos e dinâmicas envolvendo líderes e liderados. Denise garante que o trabalho realizado pelos gestores de pessoas envolve principalmente as áreas de desenvolvimento, liderança e qualidade. “A missão do RH é fomentar, estimular e propiciar condições e aberturas para a busca do conhecimento e da capacitação”, explica.

Os programas educacionais da empresa oferecem oportunidades aos funcionários que vão desde teleaulas àqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio, até auxílio que varia de 7% a 100% para cursos de idiomas, MBA, pós-graduações e profissionalizantes. Para manter o foco no T&D, a empresa utiliza vários instrumentos de medição do retorno de investimento em capacitação. “Avaliamos a transformação de nossos colaboradores de forma ampla — desde a convivência com a família, e outras oportunidades (fora e dentro do ambiente de trabalho) como passeios, confraternizações, reuniões informais de equipes e coletivas”, ilustra a executiva.

A funcionária Alessandra Carolina Furlaneto, uma das contempladas com o programa de investimento em capacitação de pessoas, destaca que o investimento realizado pela empresa em sua carreira foi decisivo para seu desenvolvimento profissional. “Capacitar, transformar e aprimorar o ser humano são valores da empresa que vivenciamos e que nos possibilitam o crescimento e o amadurecimento profissional”, destaca a funcionária. Com cursos, treinamentos e a possibilidade de cursar uma universidade, Alessandra está preparada para assumir novas oportunidades e desafios. Um dos principais deles é ampliar a presença da empresa no país e buscar o mercado internacional.

Alguns dos muitos programas educacionais da empresa
* Treinamentos operacionais para desenvolvimento profissional e operacional, como os treinamentos de Instruções de Trabalho e Administrativas.
* Desenvolvimento pessoal (liderança e comunicação): são realizados treinamentos e dinâmicas com colaboradores
* Programas educacionais: é oferecido um auxílio educacional para cursos de idiomas, MBA, pós-graduações, informática, profissionalizantes, técnicos
* Biblioteca interna: foi montada nas dependências da Zanzini uma biblioteca iniciada por meio de doação de livros dos colaboradores, da empresa e da comunidade
[fbcomments]