Empréstimo a distância

Da Redação
24 de Fevereiro de 2017

Ela está localizada fisicamente na capital gaúcha, mais precisamente no Centro Administrativo Sicredi (CAS), possui um acervo de mais de 13 mil itens entre livros, periódicos e materiais multimídia, mas está disponível para todos os 3,3 milhões de associados da instituição financeira cooperativa, que incluem os colaboradores do Sicredi, estejam onde estiverem.
Para garantir o acesso de todos ao seu acervo, além da estrutura física, a Biblioteca Sicredi oferece pesquisa dos títulos por meio de uma plataforma digital, pedido via e-mail e realiza ainda o empréstimo dos itens via malotes. Funciona da seguinte maneira: os colaboradores e associados devem se cadastrar, respectivamente, na rede colaborativa do Sicredi e na unidade de atendimento à qual são associados; depois, eles podem realizar a pesquisa no acervo. Além da consulta aleatória, existe a possibilidade de a pesquisa ser refinada. Uma vez escolhidos os itens, o pedido de empréstimo pode ser feito via e-mail e a biblioteca fica encarregada de enviar o material até as centrais/cooperativas de crédito e unidades de atendimento.
carlos-magni-credito-marcos-suguio-textoNo caso dos associados, a unidade avisa assim que o material chegar. Já os colaboradores do centro administrativo, em Porto Alegre (RS), podem ir pessoalmente até a biblioteca para fazer o empréstimo que, em ambos os casos, é gratuito. “Nossa proposta é oferecer uma biblioteca cooperativa, moderna e inovadora, além de rica em títulos de acervo. Até 2011, o cadastro e envio de itens só era possível aos colaboradores e nós conseguimos expandir esse serviço aos associados para fomentar a literatura cooperativista e promover a leitura – em seus diversos gêneros – como meio de valorização e desenvolvimento das pessoas”, destaca Carlos Magni, diretor-executivo de gestão de pessoas da Confederação Sicredi.

Movimentação
A Biblioteca Sicredi foi criada em 2004 e são registradas, mensalmente, cerca de 1,7 mil movimentações de itens – entre empréstimos, renovação e reserva de materiais, que também podem ser solicitados via e-mail. Além de livros voltados, especificamente, para o cooperativismo de crédito, o acervo possui também obras que englobam temas de diversas outras áreas do conhecimento, como direito, gestão de pessoas, TI, finanças, marketing, contabilidade, educação, literatura, cooperativismo, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail