Entenda como o Mobile Learning pode ajudar sua empresa

de Olavo Dias em 16 de fevereiro de 2018

Segundo dados do levantamento global do We are social 2017, o Brasil possui mais celulares e chips ativos do que pessoas. Isso indica que é uma ferramenta de trabalho que está totalmente integrada ao nosso cotidiano. Então porque não usar esta ferramenta para capacitar as pessoas nas empresas?

A prática do Mobile learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem relativamente recente, que permite aos envolvidos criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando dispositivos móveis com acesso à internet.

“Devido à familiaridade com os aparelhos, cada vez mais recursos estão disponíveis no mobile learning e isso o torna uma ferramenta poderosa para disseminar conhecimento. Tem sido utilizado como meio de distribuição de mini cursos, vídeos, exercícios de fixação e até para tirar dúvidas de profissionais”, conta Luiz Alexandre Castanha, CEO da Telefônica Educação Digital no Brasil, administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à Educação.

Implantar essa metodologia no setor de RH da sua empresa pode render bons frutos. Confira a seguir o que o Luiz Castanha disse sobre a atividade:

– De que forma o mobile learning pode se conectar as estratégias de T&D das empresas?
O mobile learning tem sido o canal pelo qual a área de gestão, capacita, informa e reforça conhecimentos e comportamentos na organização, de uma maneira, simples e direta com os colaboradores.

– Quais são os custos, em média, envolvidos com tal iniciativa? Acredita que há um bom retorno de investimento no mobile learning?
Por um lado, temos os custos da plataforma que podem variar muito no mercado. Existem plataformas que podem custar desde R$ 0,50 por usuário por mês até mais complexas de até R$ 10,00 por usuário por mês dependendo da complexidade e grau de controle exigido pelo projeto. Por outro lado, existem os conteúdos que são cursos, vídeos, infográficos e até games. Com isso, o preço pode variar muito com objetos educacionais que custam desde R$ 1.000,00 ate R$ 15 a 20 mil em alguns casos.

Entendo que existe um bom retorno sobre investimento, pois é uma excelente maneira de multiplicar conhecimento de qualidade e com alta velocidade. O retorno do investimento está muito ligado a quantidade de pessoas impactadas, e a dispersão geográfica. Se, por exemplo, você tem até 50 pessoas que estão em um único local provavelmente será mais fácil realizar turmas presenciais e ações de reforço para solucionar o gap de conhecimento. Agora se você possui uma empresa com diversos colaboradores, com alta dispersão geográfica e o seu negócio demanda que os colaboradores estejam sempre atualizados, com certeza o retorno sobre o investimento é muito elevado.

– O Mobile Learning pode também ajudar no engajamento de equipes?
É uma ferramenta poderosa de disseminação rápida de conhecimento, nesta ótica pode ser utilizada como um canal de sensibilização para despertar o entusiasmo, o comprometimento e a realização de diversos tipos de estímulos para motivação dos colaboradores. Em sua essência, o mobile learning é uma ferramenta poderosa de comunicação. Cabe a empresa entender o momento atual e decidir a melhor maneira de realizar as ações, quer seja através de vídeos, games, desafios etc. Não existe uma fórmula pronta, mas certamente é possível utilizar esta ferramenta para este fim.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail