Equipe All Star

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Atentos às necessidades, anseios e desejos dos milhares de jovens que fazem parte do quadro de profissionais do McDonald`s, mas sem perder de vista sua estratégia de negócio, a empresa tem investido tempo e energia no All Star, um programa que, segundo o diretor de recursos humanos, Luis Bueno, é reconhecido pelos próprios funcionários como fonte de motivação, desenvolvimento, competição e oportunidades.

“De maneira semelhante a uma olimpíada, os funcionários dos restaurantes competem entre si, buscando se superar nos conhecimentos técnicos operacionais e nos procedimentos da operação das estações de trabalho e atendimento ao cliente”, explica Bueno. “As competições iniciam-se em cada restaurante e, com o passar dos meses, vai se afunilando para um grupo de restaurantes, uma cidade, uma região, um Estado, até atingir o nível país”, continua. Ao final do ano, têm-se 96 finalistas, de todo o Brasil, que se reúnem em São Paulo para concluir a competição, durante um final de semana. Nesse dia, 33 vencedores tornam-se All Stars e recebem homenagens e bolsas de estudo. “Além disso, durante todo o ano, os vencedores de cada competição vão recebendo ´McGranas´, uma moeda virtual que pode ser trocada por prêmios no Shopping Center da McLand, cidade virtual que dá suporte às comunicações do programa”, conta.

Ele acredita que o programa contribui, entre outras coisas, para inspirar os jovens profissionais a superar seus limites e as expectativas dos clientes. “E, não menos importante, sendo sempre recompensados por isso”, ressalta Bueno. Ele lembra, no entanto, que nada disso seria possível sem um plano de desenvolvimento, desenhado para os jovens sem experiência profissional, que ingressam no McDonald`s todos os anos. Durante os primeiros seis meses de trabalho, eles passam por um programa que inclui sessões de estudo tradicional, e-learning e on the job training,
com avaliações periódicas e certificação de seus conhecimentos.

“Temos trabalhado constantemente para aperfeiçoar nossas práticas e programas voltados para o público jovem, buscando diversificar principalmente a maneira como entregamos e comunicamos os mesmos”, afirma Bueno. “Além disso, o RH está sempre buscando práticas e parcerias inovadoras para criar novos serviços e produtos ainda mais atualizados com as demandas dinâmicas desse público.” De acordo com Bueno, o aperfeiçoamento das práticas do McDonald`s acontece, principalmente, pelo feedback dos próprios colaborados. “Em primeiro lugar, temos muitos canais formais e informais que utilizamos para receber retorno de nossos funcionários. Adicionalmente, realizamos focus groups e pesquisas de opinião regularmente, durante os quais perguntamos e investigamos onde e como podemos melhorar, inovar e quais são os desejos,  necessidades e sonhos deles”, conclui. (Carolina Sanches Miranda)

Histórias de sucesso

– Em suas campanhas de endomarketing, a empresa utiliza os próprios funcionários para protagonizarem os anúncios publicitários ambientados em restaurantes.

– São citados constantemente os casos de funcionários que começaram como atendentes de restaurante e se tornaram diretores. Essas histórias motivam os novos colaboradores a darem o melhor de si para seguirem os passos de seus companheiros.

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