Gestão

Esforço recompensado

CSM
14 de setembro de 2009

Maior cervejaria da América Latina, a Ambev afirma que tem na sua gente e na sua cultura sua maior riqueza. Faz parte de sua cultura creditar o merecido reconhecimento aos colaboradores que, com ações inovadoras implementadas em suas áreas de atuação, contribuíram para o aperfeiçoamento das práticas da companhia. Tem sido assim ao longo dos anos. “A empresa estimula a crença de que não há limites para o crescimento profissional. Como temos atuação global, oferecemos oportunidade de carreira internacional em diferentes áreas e países”, reitera Olivier Lambrecht, diretor de Gente & Gestão. As práticas de reconhecimento refletem essa postura e abarcam diferentes modalidades. Uma delas é o Programa de Excelência Fabril (PEF), que avalia e concede prêmios ao pessoal que trabalha nas fábricas da companhia em todo o mundo. A premiação é vinculada à remuneração variável, que pode chegar a até cinco salários. Por um ranking elaborado por todas as fábricas, a remuneração variável é calculada de acordo com a colocação alcançada. O mesmo critério é adotado no Programa de Excelência de Vendas (PEV), aplicado nos centros de distribuição direta.

O Campeonato mundial é outra modalidade de reconhecimento. O foco são as células que se destacaram dentro das fábricas. Mesmo que a unidade não tenha tido um bom posicionamento no ranking, os núcleos de trabalho são auditados no programa de excelência e têm a possibilidade de ser reconhecidos. A cada semestre, a companhia presta uma homenagem aos vendedores que se destacam no Brasil, como parte de uma iniciativa denominada Reconhecimento de feras. Os melhores do ano são convidados a participar de um evento na administração central junto aos diretores corporativos. Já o Programa Reconhecer reverencia os funcionários que completam 15, 20 e 25 anos de empresa. Em uma grande festa, com a presença dos familiares, os homenageados recebem um pin comemorativo e certificados alusivos ao programa. Já os que comemoram “bodas de prata” (25 anos) são contemplados com um kit especial que contém relógio, caneta e chaveiro do programa. Como gratificação, ganham um salário a mais no mês em que completam esse tempo de empresa. Segundo a Ambev, no ano passado 30 funcionários receberam essa gratificação, dos quais 25 do Brasil. (CSM) 

Donos da empresa

Quem incorpora a cultura da empresa também é reconhecido

Como a cultura da Ambev é um dos diferenciais competitivos da companhia, os colaboradores que realmente a absorvem também são alvo de homenagens pelo programa Donos da empresa. Concorrem a esse prêmio os funcionários alinhados com as diretrizes, os que desenvolvem as melhores práticas e fazem esforços para alcançar suas metas. A indicação pode ser feita por um colega ou gestor, e é validada por diretores regionais e diretor corporativo. O reconhecimento se dá durante a convenção anual da companhia.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail