Carreira e Educação

Especialista em carreiras fala como casais podem ter sucesso trabalhando juntos

Luciano Salamacha, dá importantes dicas aos casais apaixonados que trabalham juntos e querem ter sucesso nessas duas relações importantes: no amor e na carreira

Da Redação
12 de junho de 2018

Hoje, 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados. O amor não escolhe dia e local para se manifestar, mas e quando ele surge no ambiente profissional? Para falar do assunto, o professor de MBA da FGV, Luciano Salamacha, dá importantes dicas aos casais apaixonados que trabalham juntos e querem ter sucesso nessas duas relações importantes: no amor e na carreira. 

Não queira que as pessoas que trabalham ao seu redor tenham mesmo grau de interpretação sobre o profissionalismo entre você e seu parceiro/parceira. Há um preconceito sobre como as pessoas que têm relacionamentos no trabalho se tratam dentro da empresa. Por exemplo: agir com carinho com colega é cordialidade. Agir com carinho com a pessoa que se tem relacionamento é misturar ambiente profissional com relacionamento amoroso.

Evite debates direto com seu parceiro ou parceira dentro da empresa. E, se isso, for inevitável procure sempre estabelecer e exercitar que, quem está falando para você não é seu namorado, namorada, mas seu, sua colega de trabalho.

Realize as reuniões na empresa de maneira pública, ou seja, sempre com a presença de outras pessoas. Toda vez que houver uma conversa particular, ainda que seja totalmente profissional, é plausível que alguém pense que se trata de assunto amoroso.

Estabeleça um pacto com seu parceiro ou parceira que assuntos profissionais não serão debatidos fora da empresa, assim como assuntos pessoais não serão debatidos dentro da empresa. O relacionamento fora e dentro da empresa será mais saudável.

Não dê ouvidos a comentários maldosos de colegas sobre seu relacionamento dentro da empresa. Leve em consideração a opinião de gestores, chefes imediatos ou de pessoas que realmente você sinta que são amigas e reavalie se algo sinalizar que a carreira está em cheque.

Converse com seu parceiro, sua parceira sobre a importância do desempenho profissional de cada um e quais metas individuais têm para se alcançar na empresa. Duas pessoas afinadas nesse propósito podem crescer muito e juntas.

Se antecipe a certas situações. Combinar com o parceiro/parceira como deverão se comportar num momento de crise, pode ser útil para não cair na armadilha da pessoalidade.

Interprete situações como o se seu parceiro ou sua parceira fossem apenas colegas. De que forma você agiria?

O professor Luciano Salamacha afirma que casais que trabalham juntos podem criar maior conexão porque dividem as mesmas angústias e as mesmas alegrias e, muitas vezes, têm dentro de casa menos disputa de autoridade ou hierarquia.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail