Gestão

Espírito do carnaval pode permanecer nas empresas o ano inteiro

Yara Leal de Carvalho
17 de Fevereiro de 2014

Carnaval é época de festejar e comemorar! Mas comemorar o que? A vida, a saúde, as amizades, o ano que passou, o que está começando ou só diversão sem motivo específico. Temos tanto para nos alegrar!

Essa é a típica época de celebração, onde as pessoas se reúnem simplesmente para explodir em alegria, num clima de pura descontração, onde todos podem ser quem quiserem: colombinas, pierrôs, arlequins, piratas, bailarinas, homem pode virar mulher e o contrário também pode.

O Carnaval é uma comemoração que teve sua origem na Grécia por volta dos anos 600 a.C.. Nessa festa os gregos agradeciam aos deuses pela fertilidade da terra e pela colheita. A igreja católica incorporou essa festividade em torno do ano 590 d.c.. Durante o período do Carnaval ocorria uma grande concentração de manifestações populares. Cada cidade brincava de acordo com seus costumes.

As festas populares, como o Carnaval, são um fenômeno sociocultural que permite uma pausa na atividade produtiva, atendendo a necessidade humana e de expressar tensão coletiva agradável e estravasar uma alegria contida.

Esse espírito carnavalesco poderia nos acompanhar pelo resto do ano, trazendo essa capacidade de nos alegrar com todos os nossos pequenos e grandes sucessos. Comemorar e brindar todas as pequenas realizações que a vida nos proporciona, seria uma boa forma de ter uma vida mais leve a descontraída.

A celebração pode fazer parte do nosso dia-a-dia, mesmo no ambiente profissional, as empresas devem comemorar suas conquistas, independente da grandiosidade delas. Esse tipo de ação motiva os funcionários e mantém as equipes engajadas. Vibrar com as pequenas e grandes vitórias motiva e traz energia para continuar a buscar resultados mais ambiciosos.

Segundo Jack Welch, ex-CEO da General Eletric, é essencial comemorar todas as vitórias dos funcionários. Para ele, reconhecer as pessoas é muito importante. – “Primeiro é preciso saber saborear o sucesso. E não falo só de celebrar cada conquista. É importante entender o que cada uma destas conquistas representa e identificar as lições que têm a ensinar.”

E em nossa vida pessoal, como pode ser renovador comemorar a entrada do filho na faculdade, a promoção do marido, a saída da mãe de uma internação no hospital, tudo isso traz alegria e, se for marcado por uma festividade, tem o poder de dar ao evento o devido valor.

Trazer a energia do Carnaval para o nosso ano todo é buscar a alegria da festividade com as pessoas que caminham conosco e nos ajudam a realizar sonhos e metas.

“Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado.” (Autor Desconhecido)

Ótima celebração a todos!

*Yara Leal de Carvalho – Sócia e Coach da Questão de Coaching, Psicóloga com MBA Executivo em Negócios, Formação Internacional em Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Practitioner em PNL e Analista deAssessment DISC.Ampla experiência em coaching executivo, de carreira seleção e desenvolvimento de pessoas.Facilitadora dos Grupos de Estudos sobre Geração Y,Tendências em Educação Corporativa e Planejamento de Carreira, da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail