Expectativa de Emprego no Brasil para o próximo trimestre é de +8%

0
622
Pesquisa Salarial Mawpower Group / Crédito: iStockphoto
Crédito: iStockphoto

O ManpowerGroup, empresa especializada em soluções de gestão e contratação de pessoas, divulgou recentemente os resultados da sua pesquisa trimestral sobre a Expectativa de Emprego no Brasil, para o primeiro trimestre de 2015. A pesquisa indica que os empregadores brasileiros preveem um ritmo modesto de contratação para o período de Janeiro/Fevereiro/Março de 2015. Enquanto 16% esperam aumentar as contratações,10% antecipam uma queda em seus quadros e 71% acreditam que vão manter suas equipes intactas. Com os dados ajustados, permitindo a variação sazonal, o índice da intenção de contratação é de +8%, encerrando uma sequencia negativa que durou por 12 trimestres consecutivos.

Mais uma vez as mais fortes intenções de contratação são reportadas no setor de Serviços, com índice de expectativa de emprego de +22%. Já a Indústria foi o setor que relatou a menor intenção de contratação com -4%. Os empregadores de mais dois setores também relataram as expectativas de contratação mais fracas, desde o inicio da pesquisa. Pela primeira vez o setor de Construção teve intenção negativa com taxa de -1% neste trimestre. Já Transportes e Serviços Públicos, que relataram +4%, sofreram uma redução de 6% em relação ao trimestre anterior e 13% em comparação ao 1º trimestre de 2014.

“As intenções de contratação no Brasil são visivelmente mais fracas do que em anos anteriores, mas é importante ressaltar que o constante declínio de 12 trimestres seguidos se encerrou neste. No entanto nossa pesquisa revela sinais encorajadores de que os empregadores continuarão ampliando suas equipes. O índice de +8% indica que o ritmo de contratação deverá manter-se positivo e espera-se um crescimento de staff em todos os níveis de organizações ouvidas pelo estudo, afirma Riccardo Barberis CEO do Manpower Group Brasil.

[fbcomments]