Tecnologia

Ferramentas que fazem a diferença

Como a tecnologia pode ajudar os gestores de pessoas a reduzir a carga de trabalho operacional

Da Redação
14 de junho de 2018

Um software que permite executar, em sete minutos, a folha de pagamentos de 4 mil funcionários sem interação
humana. Este é um dos principais produtos da Apdata, empresa de tecnologia, serviços de terceirização e consultoria em RH. Reunindo em um só produto diversas ferramentas de orientação das tarefas que fazem parte das atribuições dos gestores de recursos humanos, o Global Antares (GA) é a principal solução da companhia para automatizar todo o departamento de gestão de pessoas.

Acessível inclusive no celular, o GA conta com diversos módulos integrados, como “folha de pagamento”, “benefícios”, “orçamento de pessoal”, “quadro de pessoal”, “cargos e salários”, “recrutamento e seleção”, “treinamento e desenvolvimento”, “gestão por competências” e “objetivos, processos judiciais, medicina e segurança
do trabalho”.

Além de permitir uma integração com outros sistemas e ERPs à venda no mercado, o software reduz a carga de trabalho operacional do profissional de RH e aumenta sua produtividade em até 40%, garante Luiza Nizolli,
presidente da empresa. “Com isso, o gestor de talentos encontra mais tempo para direcionar suas ações para o
gerenciamento estratégico e o desenvolvimento das pessoas.”

A ferramenta “gestão por competências”, por exemplo, oferece vários métodos de avaliação dos talentos, além de ser capaz de fazer uma simulação de competências para cargos futuros e mapear o conhecimento do capital intelectual da organização.

Já a ferramenta “folha de pagamento” atende toda a parte legal de pagamentos aos contratados bem como aspectos relacionados à administração dos custos nas empresas, como o controle de férias e rescisões, afastamentos e encargos sociais.

A ADP, por sua vez, desenvolveu uma ferramenta que auxilia o RH a implantar programas de gestão de carreira para os professores. “Podemos apoiar o gestor de recursos humanos desde o momento da contratação de um novo docente ou colaborador até o desenvolvimento de carreira desses profissionais. Também é possível avaliar performances e remuneração por desempenho, garantindo uma gestão de folha de pagamento adequada e em conformidade com a legislação”, explica Carolina Oliveira, sócia da empresa.

Na opinião dela, os dois grandes diferenciais dos programas da ADP são a garantia da legislação e o compartilhamento das melhores práticas de RH do mercado. “Esses dois itens exigem uma grande dedicação de
tempo por parte do departamento e, uma vez que são executados de formamais rápida a partir da solução de
um parceiro de confiança, os profissionais podem se ocupar de outros projetos e melhorias nas instituições”,
argumenta a executiva.

Como exemplo, Carolina cita o RPO (Terceirização do Processo de Recrutamento), que permite construir indicadores da área, viabilizando entrevistas por competência e atualizando regularmente o banco de currículos. A solução também permite, entre outros itens, distribuir vagas automaticamente para os painéis de vagas e encaminhar tráfego para o seu site de carreiras a partir das principais ferramentas de busca (MC).

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail