Gestão de sucesso

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Melhor - Gestão de pessoasHá 47 anos no mercado, a Zanzini Móveis começou de maneira tímida na cidade de Dois Córregos, interior de São Paulo. Comandada por Oliver Zanzini e sua esposa, Palmyra Benevenuto Zanzini, a pequena marcenaria foi crescendo a passos largos: conquistou consumidores, expandiu seus negócios e ganhou reconhecimento na área. Em 2000, chegou ao ápice – produziu e vendeu mais de 360 mil peças e já tinha capacidade para finalizar sete toneladas de produtos a cada hora de trabalho. Certificada pelo selo de qualidade ISO 9001, passou a atuar em todo o território nacional, partiu para a América Latina e, hoje, exporta para o mundo inteiro. O segredo dessa ascensão, de acordo com a diretora de RH Denise Zanzini Torrano, está na preocupação em oferecer bem-estar e estímulos a seus funcionários. “É fundamental agir com competência técnica, justiça e integridade. Os funcionários devem acreditar nas palavras de seus gestores, pois quando a relação entre líderes e liderados é boa, isso reflete em todos os processos”, afirma Denise. Desenvolver e planejar ações que possibilitem essa confiança entre as duas partes é fundamental. “O reconhecimento do ser humano é um dos fatores mais importantes em nossa cultura organizacional”, conta.

Práticas elaboradas
A Zanzini Móveis conta com uma lista extensa de práticas elaboradas para garantir o bom andamento da produção. O programa Gestão por Competências é um bom exemplo e foi criado em 2012 com o intuito de oferecer capacitação e reconhecer bons colaboradores. Durante o ano, a empresa avalia a participação e o desempenho dos funcionários em treinamentos e projetos sociais, além de oferecer auxílio educacional a profissionais matriculados em cursos técnicos, de idiomas, graduação ou pós-graduação. Ao final do ciclo, a companhia divulga o resultado da avaliação. “Notamos uma melhoria considerável das competências”, ressalta Denise.

Outra solução de sucesso é o programa Bem viver, bem mulher, que mostra a importância da participação do sexo feminino no quadro de colaboradores (atualmente, elas já representam 28% do total operacional e 60% da diretoria). O projeto oferece auxílio para obtenção de renda extra e promove palestras de conscientização, cuidados pessoais e saúde. “Também fizemos ações como diferenciação dos uniformes, instalação de espelhos nos banheiros e doação de produtos de uso pessoal”, diz a executiva. Incentivar o cuidado com o meio ambiente também faz parte da lista de prioridades da empresa, sempre envolvendo a participação dos colaboradores. O Programa Reciclo, criado em 2001, estimula a reciclagem de lixo proveniente da comunidade e da própria companhia. “Aproveitamos essa iniciativa para auxiliar a capacitação por meio de cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação, idioma e informática. Trabalhamos para educar colaboradores e crianças da comunidade para a sistemática de preservação do meio ambiente”, diz Denise. 

A empresa firmou parceria com 11 escolas municipais e estaduais da região e mais 16 entidades da cidade de Dois Córregos. “Colaboradores voluntários oferecem palestras aos alunos sobre conscientização ambiental e seleção de lixo reciclado. Também incentivam a separação dos resíduos. A instituição que coletar e separar maior quantidade ganha brindes especiais”, afirma. As escolas ainda recebem um valor simbólico pela venda do lixo reciclado e participam de eventos e gincanas para promover a educação ambiental. Os resíduos são coletados semanalmente pelos voluntários da Zanzini. “O fim do processo é na própria empresa, na qual o lixo é prensado. O programa já reciclou aproximadamente 2,5 mil toneladas de lixo. Somente a quantidade de papel que conseguimos reciclar evitou a devastação de mais de 19 hectares de terra com árvores plantadas”, comemora.

Colaboradores satisfeitos
Garantir bem-estar a seus funcionários no dia a dia de trabalho é prioridade da Zanzini. Durante o expediente, café, suco de frutas e sorvetes (nos dias mais quentes) são servidos a todos os colaboradores. “O benefício surgiu para refrescar as ideias e também funciona como momento de parada e descontração”, ressalta Denise. Festas comemorativas também são realizadas no decorrer do ano – o calendário começa na Páscoa e termina na confraternização de dezembro. Uma área de lazer, entregue em 2002, ainda oferece aparelhos de TV e computadores com acesso à internet para pesquisas escolares ou descanso nas horas de folga.

A sala de jogos, equipada com mesas de pebolim, pingue-pongue, cartas e xadrez, entre outras, é mais uma maneira de distrair os colaboradores nos períodos de intervalo. Outro benefício que tem dado retornos positivos é a flexibilidade de horários. O departamento de qualidade, meio ambiente e gestão de pessoas permite que cada funcionário organize e seja responsável por sua carga horária – o objetivo é aliar as necessidades pessoais à rotina da empresa.

Além dos cuidados com conforto e lazer, a Zanzini ainda desenvolve programas que estimulam o desenvolvimento de competências. Um bom exemplo é o prêmio de participação dos resultados, no qual os colaboradores recebem mensalmente um prêmio em dinheiro, que totaliza aproximadamente um salário a mais para cada um. Já o Prêmio Nota 10, que destaca os profissionais com melhor desempenho segundo as avaliações internas, oferece bonés, camisetas, jantares e um certificado de honra ao mérito. “O relacionamento e as formas de tratamento, bem como atenção e cuidados que a Zanzini oferece e disponibiliza aos colaboradores, são elementos essenciais na gestão de pessoas da empresa”, afirma a diretora.

 

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