GPTW Brasil para o Dia das Mulheres

0
428

O estudo referente à lista Melhores GPTW – Brasil 2013 mostra um aumento percentual de mulheres: elas representam agora metade do total de colaboradores das Melhores Empresas, aumento de 25 pontos percentuais em relação a primeira lista publicada em 1997, ano em que a participação feminina era de apenas 25%. A pesquisa mostra também um aumento da participação das mulheres entre os gestores. Nas empresas premiadas em 2013, as mulheres ocupam 41% dos cargos de gestão; em 1997, apenas 11% dos cargos de gestão eram ocupados por mulheres. Embora numa proporção melhor, vale ressaltar que 11 dessas empresas são presididas por mulheres.

Tão importante quanto o aumento no número de mulheres nessas empresas é a qualidade desses ambientes de trabalho para este público. São práticas específicas e importantíssimas que impactam diretamente na qualidade de vida das mulheres. Há, por exemplo, consideráveis 41% de empresas entre as premiadas que dão licença maternidade num prazo superior aos quatro meses estipulados pela lei; nas empresas que não foram premiadas, apenas 22% concedem um prazo superior ao legal.

Estes números ganham vida ao mencionarmos o que exatamente essas empresas fazem. Comum entre elas é dar todo o suporte as futuras mamães. No entanto, são os programas específicos para a ascensão das mulheres o grande diferencial das empresas premiadas pelo Great Place to Work®. Em 35% das empresas premiadas há políticas específicas que proporcionam maior possibilidade de ascensão profissional para as mulheres. Estes são só alguns números e algumas práticas que mostram o quão importante são as mulheres para as empresas premiadas pelo Great Place to Work®. Embora em praticamente todas elas haja alguma confraternização para o Dia das Mulheres, há muito mais do as lembranças e parabenizações do dia 8 de Março; elas são parte estratégica do rumo dessas organizações e recebem a devida atenção e importância todos os dias.

[fbcomments]