A guerra dos tronos na empresa

Da Redação
3 de agosto de 2017

Ao entrar em um escritório, é possível enxergar em algumas mesas enfeites como fotos, peças de gosto pessoal do colaborador e outros objetos, que são escolhidos apenas para deixar o ambiente mais bonito ou porque têm algum significado para a pessoa (como algo relacionado ao time de futebol, banda preferida ou a filmes e séries marcantes). Mas é possível imaginar um ambiente de trabalho completamente decorado com um tema capaz de agradar a todos que ali trabalham?

Em startups, como a Arquivei, que atua na área de gestão de dados, é possível. Lá existem setores baseados nos nomes das casas da série Game of Thrones (GoT), da HBO. A ideia surgiu como uma simples brincadeira e rapidamente foi tomando conta da empresa inteira.

O primeiro setor a ter o nome relacionado com a série foi o de desenvolvimento, Backend, que recebeu o nome da casa Stark. Com o lema “The winter is coming”, a empresa adotou “Code is coming”. Além disso, a equipe de Frontend recebeu o nome da casa Arryn, aliado dos Starks. Já a casa Greyjoy, que na série é conhecida por ser uma família de navegadores, é o local da equipe de Data e BI. O lema deles é “What is dead may never die”, e foi modificado para “What is data may never die”. A equipe de Q&A da Arquivei adaptou o lema dos Martell, “Unbowed, unbent, unbroken” para “Untested, unapproved, undeployed”.

Apesar de não ser uma casa dentro da série, a patrulha Night’s Watch, responsável por vigiar a grande muralha de gelo contra os selvagens, também entrou na brincadeira da empresa e virou o nome da equipe de DevOps, que fica no cargo de monitoramento dos servidores e operação da infraestrutura. Após esses primeiros nomes, a Arquivei resolveu abraçar a ideia e adotar para os demais setores do escritório.

A casa Lannister, conhecida por ser a família mais rica de GoT e que tem como lema “Lannisters always pay their debts”, foi adotada pela equipe do financeiro da Arquivei, por sempre pagar seus débitos com clientes.

A família Targaryen é o pessoal do Inside Sales da empresa. Na série, os Targaryen foram extintos e estão tentando se reerguer com Daenerys Targaryen. Ela está conquistando várias cidades e libertando diversos povos.

A casa Tyrell tem o lema de “Growing strong”. A frase foi adotada pela equipe de marketing. O principal foco é o crescimento consistente, saudável e escalável para que todo o esforço se torne a força necessária para mover e dar propósito para todas as outras áreas da empresa.

A casa Frey controla a ponte que liga o norte aos outros povoados (ligação negócio-engenharia). A equipe de Produto é a ponte entre as necessidades e anseios dos usuários da Arquivei com a equipe de engenharia.

A casa Tully, com o lema de “Family, duty and honor”, foi adotada pelo setor de Customer Sucess: ao entregar sucesso aos clientes, a honra está em ser transparente com todos clientes e usuários do Arquivei.

A iniciativa visa deixar o ambiente de trabalho mais descontraído e confortável para que os funcionários possam exercer suas funções de maneira mais prazerosa, evitando o clima maçante que os tradicionais escritórios possuem, além de proporcionar um engajamento maior dos colaboradores, que ficam mais à vontade na companhia.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail