Tecnologia

HRTechs – Novas tecnologias que revolucionam a gestão de pessoas

Da Redação
12 de Abril de 2018

Por Marcelo Furtado, CEO da Convenia

Marcelo Furtado, CEO da Convenia

Marcelo Furtado, CEO da Convenia

Não é novidade que algumas tecnologias chegaram para revolucionar a forma como as empresas executam suas tarefas rotineiras, seja para eliminar custos, aumentar a eficiência ou diminuir riscos operacionais. Nos últimos anos, vimos o surgimento de diversos movimentos no ecossistema de startups, como as Fintechs, Lawtechs, Agtechs e agora muito tem se falado sobre as HRTechs, conhecidas por produzir softwares ou hardwares para automatizar as principais funções que a área de Recursos Humanos executa hoje, seja de forma manual ou com processos muito burocráticos.

A primeira onda do segmento de tecnologia para Recursos Humanos começou a se desenvolver com as principais gigantes de software, como SAP e Oracle, que criaram produtos para o mercado de grandes corporações. Para resolver a principal dor na complexidade das organizações ao gerir seus colaboradores, foram lançados softwares completos, mas também complexos, tendo a necessidade de serem instalados e operados por especialistas.

Já a segunda onda, que teve início aqui no Brasil por volta de 2012, foi um marco do surgimento das startups voltadas para o mercado de RH. Elas começaram a entender e identificar que não apenas grandes empresas tinham problemas na gestão do chamado DP (departamento pessoal), mas sim o mercado como um todo. E para sanar essas dificuldades, algumas ferramentas na nuvem chegaram para melhorar a eficiência dos processos internos, proporcionando uma experiência única aos gestores ao eliminar barreiras operacionais.

Segundo um estudo da CB Insights, empresa de pesquisa e análise de dados, publicado em 2017, durante o ano de 2016 foram investidos globalmente US$ 2.2 bilhões no segmento de HRTech. Percursoras deste movimento, como a Convenia, por exemplo, estão começando a ter um papel fundamental para o mercado, proporcionando ferramentas essenciais para a gestão de processos dentro das empresas.

Acredito que soluções em nuvem para o Departamento Pessoal, como as HRIS (Human Resource Information System), também chamados de “Coração do RH”, são tecnologias importantes que permitem armazenar dados dos colaboradores e automatizar as principais atividades da área, como admissão ou desligamento.

Outra área considerada uma das principais rotinas em gestão de pessoas é a de Folha de Pagamento (ou Payroll), onde são concentradas diversas informações importantes, como movimentações de colaboradores, comissionamento e promoções. Muitas empresas já utilizam de ferramentas capazes de automatizar e desburocratizar processos que envolvam toda a gestão, e isso engloba também a questão de benefícios disponíveis aos colaboradores como vale-transporte e plano de saúde.

Atuamos fortemente para suprir a carência do mercado com soluções que ajudam a desburocratizar, automatizar e otimizar os processos de gestão do departamento pessoal e financeiro das empresas a um preço acessível. Além disso, uma das nossas propostas é levar conhecimento para aqueles que trabalham com gestão de pessoas e, por isso, acredito que ter acesso a conteúdos que envolvam o universo de Recursos Humanos, gestão pessoal e assuntos correlacionados são essenciais para educarmos cada vez mais o mercado, que ao meu ver ainda está carente de informações.

Por fim, acredito que ficar de olho no movimento que as HRtechs estão fazendo no segmento é essencial para inovar e criar soluções que de fato agreguem valor e inteligência ao nosso mercado. O perfil do colaborador mudou e é preciso que gestores e profissionais responsáveis pelo departamento pessoal entendam e trilhem o caminho da inovação.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail