Ideias que valem ouro

0
493

Na fabricante de móveis Marelli, a filosofia é fazer de tudo para que o funcionário não seja sempre o último a saber. A companhia, que busca a comunicação direta com os funcionários sobre tudo o que acontece dentro da organização, é destaque na categoria de melhores práticas em envolvimento e novas ideias. “Aqui, tratamos os funcionários como sócios. Todos têm participação na gestão da empresa e nos resultados”, garante Francisco Antonio Santos, diretor de RH da companhia.

Além dos canais tradicionais de informação corporativa – como a intranet e os murais -, a empresa promove periodicamente cafés da manhã com os diretores em que todos os funcionários podem expor suas opiniões e críticas relacionadas a qualquer aspecto do dia a dia da organização. “O contato é muito direto, é olho no olho”, assegura.
Mas os funcionários que se sentem intimidados em expressar suas opiniões publicamente também podem fazê-lo de maneira privada, por meio de representantes eleitos. Segundo Santos, a prática existe para atender à exigência da certificação de responsabilidade social SA8000, que garante que os funcionários tenham direito a manifestação livre e isenta. A interação dos colaboradores com a gestão da companhia via representantes culminou em uma série de mudanças, desde melhorias em processos internos, até a reavaliação de profissionais que não estavam exercendo suas funções satisfatoriamente.Outra ferramenta importante de envolvimento é o Programa de sugestões de melhorias, que captou mais de 275 ideias no ano passado e permitiu que a Marelli economizasse mais de 500 mil reais colocando-as em prática. Uma única sugestão de mudança de material usado na confecção das costas dos armários fabricados pela empresa permitiu uma economia anual de 100 mil reais.

Em troca das ideias, os colaboradores recebem maior remuneração e cupons para participar de sorteios de prêmios como cafeteiras, aparelhos de DVD e MP3 players. “A premiação é mais simbólica. A recompensa maior é o reconhecimento de todos os colegas”, destaca Santos. (VC)

Práticas de destaque

– Representantes dos funcionários: são eleitos dois funcionários – um do sexo masculino e outro feminino – para representar a equipe e encaminhar as solicitações e preocupações dos funcionários aos líderes da empresa, garantindo o anonimato

– Programa de sugestão de melhorias: a sugestão é apresentada em uma ficha em que o funcionário descreve sua ideia e o possível para a empresa. As melhores ideias implementadas no mês são divulgadas nos murais, com o nome do autor. As sugestões valem pontos no programa de participação em resultados e podem ser convertidas também em cupons para sorteio de prêmios

– Benefícios flexíveis: o funcionário pode montar seu próprio pacote de benefícios, incluindo e excluindo itens que lhe convêm.

SHARE
Previous articleFazer a diferença
Next articleVisão abrangente
[fbcomments]