Gestão

Indicação de candidatos rende premiações

Divulgação
3 de Março de 2015

Um estudo recente realizado pela consultoria Remunerar e que envolveu 338 empresas de todos os portes e segmentos mostrou que 22,8% de empresas premiam os funcionários quando estes fazem uma indicação externa e o candidato é aprovado. Outro dado da pesquisa mostrou que 32,8% das organizações pesquisadas pensam em estudar uma forma para implementar essa prática em seus processos.

Para 95,9% das empresas, a premiação por indicações acontece em dinheiro, que segundo as regras pagam um valor fixo ou um percentual do salário. Para as que pagam em valor fixo por indicação, cerca de 76,8% delas pagam um valor de até R$500,00 por indicação quando o candidato é aprovado, e há prêmios com valores muito maiores, sendo que cerca de 15,9% das empresas pagam valores acima de R$1.000,00 por indicação.

Há outro grupo menor de 4,1% de empresas que evitam o dinheiro como recompensa, e preferem prêmios alternativos e originais como almoço com direito a champanhe, brindes diversos, crédito extra no cartão de benefícios, vales compras de sites e até vales compras para aquisição de produtos da empresa, todos eles válidos para recompensar a indicação. Para mais de 50% das empresas, a premiação acontece somente quando o candidato é aprovado no período de experiência, o que faz muito sentido.

Embora a prática de premiação esteja presente em cerca de 43,0% de empresa com efetivo acima de 500 funcionários, o estudo também mostrou que entre nas empresas menores esta prática também tem seu valor. Do total de empresas que praticam a premiação, temos 57,1% com efetivo de até 500 funcionários e 27,1% das empresas com efetivo de até 100 funcionários. Assim, fica fácil concluir que nos últimos 5 anos está prática de trabalho se disseminou entre empresas de todos os portes e segmentos de forma homogénea. Entre os setores pesquisados, temos 53,1% das empresas do ramo de prestação de serviços e demais 46,9% da amostra de organizações distribuídas entre indústrias, agronegócio, organizações não governamentais, e outros.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail