Itens de série

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Inovação, eficiência e índice de satisfação. Esses foram alguns dos itens mais citados nas 4,8 mil entrevistas realizadas para a sexta edição do Prêmio Fornecedores de Confiança, uma iniciativa criada pela Editora Segmento para destacar as melhores empresas de produtos, serviços e soluções para a área de recursos humanos segundo seus próprios clientes.

Das 120 empresas inscritas este ano, 50 passaram pelo crivo de seus consumidores e parceiros (veja quadro), depois da pesquisa coordenada pela 2B Brasil. Algumas respostas indicaram a necessidade de as companhias atentarem para a renovação de seus portfólios, inovação nos serviços e necessidade de mais objetividade e agilidade por parte de quem as avaliou.

A premiação, que aconteceu no fim de março, na capital paulista, contou com a presença de Elaine Saad e Sirley Carvalho, respectivamente vice-presidente e diretora de relações com associados da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), e de Américo Figueiredo, vice-presidente de RH da Nextel. Na ocasião, Sirley lançou a nova edição do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, que conta com mudanças em suas  categorias .
“Saber comunicar é saber colocar ordem em um caos de informação. Com este prêmio, queremos contribuir para que os executivos de RH possam ter melhores condições de organizar todas as informações que recebem sobre seus atuais e possíveis fornecedores”, disse Edimilson Cardial, presidente da Editora Segmento, no evento.

Por essa razão, não apenas os pontos fracos das empresas avaliadas são levados em conta – esses itens são os indicados pelos chamados detratores, clientes que avaliaram as fornecedoras com notas abaixo de 6. Além deles, a pesquisa aponta os pontos fortes.

Esses aspectos, que contribuem para fortalecer uma relação de confiança no mercado, foram indicados pelos respondentes que atribuíram notas 9 ou 10 aos fornecedores durante a pesquisa – os chamados promotores. Assim como nos anos anteriores, o atendimento está sempre entre os fatores mais valorizados.

Neste ano, mais da metade dos clientes satisfeitos citaram a qualidade do atendimento como um dos pontos mais positivos na relação. E para comprovar que o tema é crucial, vale lembrar que para 52% dos detratores a demora em ser atendidos e as dificuldades encontradas durante esse processo pesaram bastante para darem nota baixa a algumas empresas.

Para José Edson Bacellar, presidente da 2B Brasil e responsável pela aplicação da pesquisa para o Prêmio Fornecedores de Confiança, o estudo realizado junto aos clientes ajuda a motivar as organizações participantes para que se tornem mais focadas na melhoria de seus produtos e serviços. “Atrelar a estratégia de negócios Í  confiança dos clientes nos serviços oferecidos e, principalmente, na relação que mantêm com os colaboradores é essencial para se manter no mercado”, destaca.


(ERRATA)

FARAH SEGUROS

A ficha técnica da Farah Seguros, publicada na especial sobre o Prêmio Ser Humano, contém algumas informações incorretas. Lamentamos o ocorrido e, abaixo, apresentamos os dados corrigidos.

A empresa oferece:
Programas de saúde e bem estar, odontológico, previdência privada, cartões refeição/alimentação/combustível, engenharia do trabalho, e seguros diversos.

Os investimentos realizados foram:
Soluções para a valorização da força de trabalho dos clientes. A Farah Seguros pretende ajudar na retenção e na qualificação do quadro funcional de seus parceiros.

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Especialista em gestão comportamental aplicada ao mundo dos negócios, criador da metodologia de Psicodinâmica em Negócios, e autor de livros como "O inconsciente na sua vida profissional" (Editora Gente, 2008).
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