Liderar pelo aprendizado

Leyla Nascimento
22 de Janeiro de 2014

As fronteiras da informação e da comunicação deixaram de existir ou tornaram-se mais porosas com o advento da tecnologia. Uma nova geração de profissionais surge, cada vez mais conectada, ansiosa por desafios. O mundo vê um novo patamar de competitividade, em que a preocupação com o “quanto” passa a dar lugar ao “como” se alcançam os resultados. As pessoas se redescobrem e as empresas ajustam melhor o foco sobre esse capital – redescobrindo-o no centro da estratégia. Mudam os cenários, transforma-se a vida e nesse processo como ficam os líderes?

Foi a partir desse questionamento que organizamos o I Fórum ABRH-Nacional Desafios da Liderança, no início de novembro, na capital mineira. Está mais do que claro que os líderes atuais e futuros têm de pensar e repensar cotidianamente sobre as novas demandas que lhes chegam.

Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional.

É preciso saber navegar pelos novos mares corporativos, que exigem deles (líderes) a tarefa de saber acolher essa nova geração e, também, integrar esse pessoal jovem às demais gerações que compõem uma organização. Como alinhar expectativas e culturas tão díspares em prol de um mesmo objetivo? Isso sem mencionar a necessidade de entender os novos contornos de alianças e parcerias entre empresas na busca da perenidade corporativa. Os desafios não são poucos e muito menos simples, pois evocam muitas vezes a busca de resultados cada vez melhores e, também, de talentos cada vez mais escassos.

De todas as discussões, depreende-se uma grande lição, a de que o líder nunca está pronto e, paradoxalmente, deve estar pronto. Para resolver melhor essa estranha situação, a saída está no espírito de aprendiz. Cabe ao líder ter disposição para aprender sempre, pois é por meio do aprendizado que nos preparamos, que nos tornamos prontos para algo e, também, que descobrimos existir muitas outras coisas a aprender, para os quais nos preparamos.

E é por meio desse aprendizado constante que o líder terá melhores condições de servir as demais pessoas, alavancando o melhor delas, e criando um propósito atrelado futuro desejado pela empresa.

Nova camada…

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail