LinkedIn pode ser parceiro do recrutador

    0
    248

    A enquete da Revista Melhor perguntou: recrutador, você leva em consideração as indicações do LinkedIn? E a maioria dos participantes (44%) que sim, levam em consideração as indicações do LinkedIn na hora de fazer a seleção de pessoas. Outros 25% fazem isso apenas às vezes e 30% não consultam a rede social com essa finalidade.

    Entre as empresas que usam o LinkedIn como ferramenta para encontrar profissionais está a Whirlpool. “Foi adotada como uma das formas de recrutamento por ser uma ferramenta global muito utilizada pelos profissionais. Conseguimos acessar, em um único lugar, profissionais disponíveis ou não no mercado, em qualquer lugar do mundo”, afirma Andrea Clemente, diretora sênior de recursos humanos e comunicação da Whirlpool LatinAmerica.

    As vagas também são divulgadas no site da própria Whirlpool e de suas marcas e, de acordo com Andrea, as redes sociais assim como o LinkedIn ajudam a empresa a fazer a primeira triagem no perfil dos candidatos, analisando sua mobilidade de residir em outras localidades, as experiências profissionais, os cursos de graduação, especialização e idiomas, por exemplo. A partir desta triagem, todas as etapas são presenciais ou por vídeo conferência.

    “É importante destacar que essas ferramentas não substituem a tradicional entrevista presencial, quando o candidato e a empresa podem se conhecer de melhor forma. Isso nos garante que conseguiremos analisar a aderência do candidato ao nosso modelo de liderança e valores, além de falar com mais detalhe sobre a empresa e desafios da vaga aberta”, diz a diretora.

    Na visão de Andrea, além de oferecer agilidade e assertividade na seleção, o LinkedIn também permite que os candidatos adquiram mais conhecimento sobre as empresas, marcas, produtos e serviços.“Mas ainda existe espaço para maior integração dos profissionais com a ferramenta e suas possibilidades”, comenta ela.

    Da mesma forma, as empresas ainda podem explorar muito mais as possibilidades que essa rede social oferece aos recrutadores. O LinkedIn se posiciona como um parceiro do chamam de recrutador moderno.

    “Os recrutadores modernos são profissionais completos que podem persuadir até mesmo os talentos mais desinteressados e utilizar os dados à disposição para influenciar a estratégia de contratação de sua organização”, explica o “Guia do Recrutador Moderno”, desenvolvido pela empresa para ajudar os profissionais da área de gestão de pessoas a aproveitar ao máximo as possibilidades da rede que tem mais de 300 milhões de perfis profissionais no mundo. Esse é um dos materiais desenvolvidos pelo LinkedIn, que está disponível no link: https://business.linkedin.com/pt-br/talent-solutions/dicas-de-rh.

     

    [fbcomments]