Gestão

Livro da Mercur sobre as práticas de sua gestão em constante construção

O livro, lançado no dia 22 de março, conta a história da empresa e aborda as mudanças na gestão estratégica que a tornaram uma indústria que hoje articula condições de mercado e objetivos de negócio com a valorização da vida e o equilíbrio do planeta

Da Redação
7 de junho de 2018

Se olharmos à nossa volta, há uma multidão de pessoas se esforçando para construir um mundo mais próspero, justo, fértil e saudável para se viver. Muitas organizações e empresas já se juntaram a essa caminhada. Este é o caso da Mercur, uma indústria de produtos para a educação e saúde que em 2018 comemora seus 94 anos com a publicação Narrativas Mercur – Práticas de uma gestão em constante construção.

O livro, lançado no dia 22 de março, conta a história da empresa e aborda as mudanças na gestão estratégica que a tornaram uma indústria que hoje articula condições de mercado e objetivos de negócio com a valorização da vida e o equilíbrio do planeta.

“Eu acredito que as empresas no cenário atual estão muito preocupadas com a inovação, mas a inovação em coisas. E o nosso processo de mudança busca justamente fazer a inovação em processos, em gestão, e não simplesmente em coisas”, conta Jorge Hoelzel, facilitador, membro do Conselho Administrador da Mercur e da terceira geração da família que conduz a empresa.

O objetivo do livro – que levou cinco anos para ser escrito e traz o resgate da história desde 1920, entrevistas com pessoas que participaram da trajetória, da gestão, com usuários de produtos e redes de relacionamento da empresa – é compartilhar a caminhada da Mercur que segue em movimento para aprender e construir com as pessoas, novas possibilidades para os negócios e para a vida. Ele fala sobre educação, bem-estar, diversidade, compromissos, mudanças, sustentabilidade e diálogo.

Segundo Breno Strussman, Facilitador e Diretor-Geral, as pessoas que visitaram a empresa e buscaram conhecê-la costumavam perguntar sobre registros das mudanças pelas quais a Mercur passou e a possibilidade de narrar tudo isso em um livro. Ele conta que a mobilização foi iniciada pela AMCE Negócios Sustentáveis, consultoria que está com a empresa desde a virada da chave, iniciada em 2009.

Sergio Esteves, diretor da AMCE, assina o prefácio do livro. Ele ressalta que de todas as aprendizagens ao longo da trajetória recente da empresa, duas em especial se mostraram essenciais. “A primeira delas diz respeito ao reconhecimento do propósito como área de foco. É essa aprendizagem que tem ajudado a lembrar porque se está fazendo o que se está fazendo; tem ajudado a valorizar pessoas em detrimento de coisas; e tem ajudado a dar conta da proposta de valor da empresa, bem-estar. A segunda aprendizagem tem a ver com a incorporação da crítica à cultura organizacional, estimulando problematizar o que se dá como certo na ação cotidiana”, escreve.

O livro está disponível para download através do site mercur.com.br/narrativas. Também há uma versão audiobook, ampliando a acessibilidade. Neste link clicável é possível conhecer um pouco mais sobre o processo de criação do livro e os autores.

A Mercur vai doar exemplares para universidades comunitárias do Rio Grande do Sul e outras instituições de educação com as quais se relaciona, para propiciar o acesso a quem tiver interesse pelo conteúdo. O livro será vendido, inicialmente, apenas nas livrarias da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que acolhe a empresa desde a sua fundação.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail