Saúde

Má postura no trabalho é a grande vilã da coluna

Da Redação
24 de novembro de 2014
Dor na coluna / Crédito: iStockphoto
Crédito: iStockphoto

Escritórios apertados, mesas e cadeiras com alturas inadequadas, falta de apoio nos pés. Essas são as queixas mais comuns daqueles que sofrem da coluna por trabalharem sentados. Mas, não só fatores externos contribuem para a dor na coluna, a má postura também contribui para esse processo.

De acordo com o Dr. Reinaldo Nishiyama, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida de São Paulo, a situação pode se agravar sem os devidos cuidados. “Atendo diariamente vários pacientes com problemas de coluna e tendinites por ficarem muito tempo sentados no trabalho com o uso de PC ou Ipads. Se não cuidado é possível do indivíduo desenvolver doenças como hérnia de disco, escoliose e cervicobraquialgia”, explica.

Caso o ambiente de trabalho não proporcione locais adequados para desenvolver suas atividades sem dores musculares, o mais indicado é comunicar ao gestor ou área específica sobre o problema. Outra alternativa é fazer alongamentos regulares para evitar o comprometimento muscular, principalmente na coluna cervical e lombar, segundo o Dr. Reinaldo. “Alongue sempre para manter a postura correta e relaxar os músculos. Este ato facilita a circulação sanguínea e previne as tensões, o que facilita os movimentos e previne lesões por esforço repetitivo”, complementa.

Veja algumas dicas para transformar o seu ambiente de trabalho em um local mais saudável para a sua coluna:
1. Mantenha os ombros e quadris alinhados;
2. Adapte o encosto para a curvatura da coluna;
3. Verifique se o descanso para o antebraço está na altura do cotovelo;
4. Sempre apóie os pés no chão ou em um descanso apropriado;
5. Deixar o mouse próximo ao teclado, que deve estar sempre alinhado à frente do monitor.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail